TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carvão Mineral

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento

Atualmente, a busca por novas fontes de energia conhecidas como renováveis vêm crescendo, mas, isso não significa que extinguiu o uso de fontes de energia históricas tais como o carvão mineral (extremamente poluente), hoje ainda é uma das fontes energéticas mais utilizadas, perdendo apenas para o petróleo.

Formação:

Considerado o  mais abundante combustível fóssil formou-se há milhões de anos em um período denominado Carbonífero e Permiano (era Paleozoica). Ele é resultante de um processo de decomposição de restos vegetais, que sofreram influência de fatores como temperatura, movimentos tectônicos e tempo de exposição, determinando a quantidade de carbono no carvão e  que se transformassem em um elemento rochoso.

Descoberta:

Acredita-se que o carvão mineral foi descoberto na pré-história, provavelmente na idade da pedra lascada. O Homo sapiens, ao tentar queimar arbustos e folhas secas, utilizou pedras pretas encontradas nas paredes das cavernas, na tentativa de proteger o fogo, nisso as pedras pretas que ficaram mais próximas começaram a derreter, soltando uma fumaça esbranquiçada e depois rolos de fumos marrons alaranjados, isso ocorreu devido a grande quantidade de carbono e magnésio presente em sua composição. Notou-se que a “pedra” emitia muito calor e num período de tempo mais elevado.

Revolução:

Sua utilização destacou-se principalmente, na primeira revolução industrial, no século de XVII e XIX, quando era utilizado na geração de vapor para movimentar as máquinas. No final do século XIX, o vapor foi empregado na produção de energia elétrica.

Atualmente:

Nos dias de hoje, o carvão pelo seu alto rendimento em produzir calor é bastante utilizado em siderúrgicas, principalmente na produção de energia elétrica, apesar de não ser uma fonte de energia limpa, mas por ser uma fonte barata ainda é muito utilizada e em indústrias que necessitam de calor em seus processos de produção.

Pontos positivos e negativos:

Dentre inúmeros aspectos negativos o carvão possui vantagens econômicas Segundo BIODISELBR como:

• Abundante, economicamente acessível, uso seguro;

• Fácil de transportar e de armazenar;

• Amplamente distribuído

Em meio a danos ambientais o carvão libera gases extremamente poluentes  - como o  monóxido de carbono e o dióxido de carbono  - que causam  danos à saúde e ameaçam o clima global.  Para as pessoas que trabalham na extração, pode causar problemas pulmonares e já no solo ocasiona empobrecimento do solo e contaminação das águas superficiais e subterrâneas por compostos metálicos tóxicos.

Principais Países que produzem:

        Mais da metade das reservas de carvão mineral estão no hemisfério norte.  São encontradas em quantidades expressivas em 75 países, sendo que três deles – Estados Unidos (28,6%), Rússia (18,5%) e China (13,5%) – concentram mais de 60% do volume total.

Introdução:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com