TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carvão mineral

Por:   •  18/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 10

ENEM

  1. A) pela diferença nas escalas de tempo de formação das fontes, período geológico no caso do petróleo e anual no da cana.

Esta distinção é baseada nas escalas de tempo de formação das fontes, milhões de anos no caso do petróleo e o plantio e a colheita no caso da cana.

  1. B) ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia.

Não se pode prever que o petróleo vai acabar realmente, mas fontes de energia já estão tomando o lugar dele, por serem inesgotáveis, gerando poucos problemas ao meio ambiente, e por o custo ser menor que o petróleo.

  1. E) estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petróleo.

Por ser mais barato é mais vantajoso estrategicamente falando, a entrada de xisto no mercado Brasileiro.

  1. D) utilizarem fontes de energia renováveis.

Tanto a água como o vento, o sol, são energias renováveis, ou seja, são aquelas originadas de fontes naturais que possuem a capacidade de renovação, então não se esgotam.

  1. D) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.

A construção de uma usina hidrelétrica representa um impacto fundamental para a ________ de um rio, resultando em grandes modificações hidrológicas, hidro biológicas, onde ocorre uma transformação na natureza, causando alagamentos, animais fogem para refúgios, a flora acaba ficando debaixo de inundação, entre outros.

  1. C) 2000-2001

Baseando-se nas alternativas, o período que apresentou um pico, seguido de uma sensível queda, foi o biênio 2000-2001, já que o texto subentende como “apagão” o período cujas características estão acima descritas.

  1. B) o investimento por quilowatt para a construção de parques eólicas ser de aproximadamente 20 vezes o necessário para a construção de hidrelétricas.

Uma das razões para menor participação da energia eólica na matriz energética brasileira é  o fato de um parque eólico exigir um investimento de US$ 2000,00/kW, ou seja, 20 vezes mais que os US$ 100,00/kW exigidos para a construção de uma hidrelétrica.

  1. A) colabora na redução dos efeitos da degradação ambiental global produzida pelo uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo.

O uso de combustíveis derivados da biomassa, como o biodiesel, colabora na redução dos efeitos ambientais globais decorrentes do uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo.

  1. C) formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura.

Segundo o texto, cerca de 30% do território brasileiro é constituído por terras impróprias para a agricultura, mas aptas à exploração florestal.

  1. E) I, II e III são corretas.

A explicação I está correta, pois a grande maioria da população brasileira vive em áreas urbanas. As explicações II e III também estão corretas, pois, com a modernização do país, que se intensificou a partir da década de 70, levando à instalação de várias indústrias de eletroeletrônicos, juntamente com a melhoria do padrão de vida dos brasileiros, mais pessoas tiveram acesso aos bens que elevaram o consumo de energia do país.

  1. A) mais eficiente, pois a produtividade do canavial é maior que a do milharal, superando-a em mais do dobro de litros de álcool produzido por hectare.

Está claro no quadro que a produtividade do canavial (8 mil litros de etanol de etanol por hectare) é superior à do milharal (3 mil litros de etanol por hectare).

  1. C) a substituição da gasolina pelo etanol em veículos automotores pode atenuar a tendência atual de aumento do efeito estufa.

O que causa maior impacto na emissão de gases de efeito estufa é a quantidade de gasolina evitada por causa do uso de etanol. Em contrapartida, há que se levar em conta as emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia produtiva do etanol; essas emissões são decorrentes do uso de combustíveis fósseis e das emissões de metano e óxido nitroso devido à queima parcial da palha no campo, da decomposição de fertilizantes nitrogenados e de resíduos e, finalmente, pela mudança do estoque de carbono do solo e da parte aérea que se trata de plantio em áreas onde houve mudança da coberta vegetal.

  1. D) assemelham-se  às usinas nucleares no que se diz respeito à conversão de energia térmica em cinética e, depois, em elétrica.

Segundo o texto, nas usinas geotérmicas, o vapor (energia térmica) é utilizado para o funcionamento de turbinas (energia cinética), gerando assim energia elétrica, assemelhando-se às usinas nucleares.

QUESTÕES DE VESTIBULARES

  1. Escreva sobre o carvão mineral do Brasil: qual é o tipo predominante, onde se localizam as maiores jazidas e como é utilizado.

O carvão mineral brasileiro é do tipo hulha, porém caracterizado por uma baixa qualidade, já que apresenta elevado teor de impurezas e baixo teor calorífico. As principais jazidas carboníferas se localizam no sul do país, especialmente nos vales dos rios Jacuí (RS) e Tubarão (SC). O carvão gaúcho, de qualidade mais inferior é utilizado como fonte de energia em usinas termelétricas e no transporte e o carvão catarinense, um pouco melhor, é utilizado na siderurgia.

  1. A) Dê exemplos de duas fontes utilizadas na produção do biodiesel.

As principais fontes utilizadas na produção do biodiesel são: mamona, canola. Soja, algodão, girassol, milho, amendoim.

B) Explique por que o biodiesel tem sido considerado uma alternativa econômica e ambientalmente viável para o Brasil.

O combustível biodiesel é uma alternativa economicamente viável para o Brasil, pois o aumento de sua produção e seu uso em grande escala permitirão diminuir as despesas financeiras externas relacionadas à importação de óleo diesel – derivado do petróleo de que o país tem grande dependência. Além disso, no Brasil há muitas terras cultiváveis em que se podem produzir, com baixo custo, enormes variedades de oleaginosas em solos menos produtivos.

Ambientalmente é uma alternativa importantíssima, por vários fatores: é uma energia renovável; fonte limpa; colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa.

Portanto o biodiesel é um tipo de combustível capaz de proteger o meio ambiente e promover a conservação de energia.

  1. A) Apresente uma vantagem do uso do petróleo e uma vantagem do uso do gás natural como fontes de energia.

Entre as vantagens do uso do petróleo temos:

- trata-se de uma fonte de energia com maior poder calorífico que o carvão;

- apresenta-se sob a forma líquida, o que facilita sua extração e transporte;

- possui aplicações diversificadas (combustível para veículos, aquecimento e produção de eletricidade);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com