TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Do Ambiente

Trabalho Escolar: Ciencia Do Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de solo:É a camada superficial que cobre a crosta terrestre, na qual as plantas desenvolvem suas raízes para se fixar e retirar água e os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais, que constitui parte essencial da crosta terrestre (litosfera). Mineral é um corpo natural sólido com composição química definida, resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos.

O solo é o resultado de algumas mudanças que ocorrem nas rochas. 1) Rocha matriz exposta.2) Chuva, vento e sol desgastam a rocha formando fendas e buracos. Com o tempo a rocha vai esfarelando.3) Microrganismos como bactérias e algas depositam-se nestes espaços, ajudando a decompor a rocha através das substâncias produzidas.4) Acúmulo de água e restos dos microrganismos. Quando o solo é originado da própria rocha matriz é chamado de autóctone e Quando é formado através do transporte de sedimentos é chamado de alóctone.

Processo de formação do solo

intemperismo É o conjunto de processos de ordem física, química e biológicas que promovem alterações nas rochas próximas à superfície terrestre.

Tipos de Intemperismo

-Físico São todos os processos que causam desagregação e fragmentação das rochas(ação das raízes nas fraturas das rochas;variações de temperaturas (dia e noite, estações)congelamento da água em fraturas de rochas )

-Químico quando ocorrem transformações químicas dos minerais que compõem a rocha.(HidrataçãoàHidrólise àDissolução)

-Biológico:Plantas abrem fendas nas rochas por ação mecânica das raízes em busca de sais minerais; Raízes de plantas liberam H+, acidificando a rizosfera, atuando no ataque às rochas; Liquens, algas e musgos crescem sobre rochas e excretam ácidos orgânicos que decompõem as rochas;

Fatores que afetam o Intemperismo das Rochas e a Formação do Solo:Material parental ou rocha mãe,Clima(Regiões de alta pluviosidade e altas temperaturas favorecem o Intemperismo Químico) ,Topografia(Regula a velocidade de escoamento superficial e percolação da água nas áreas planas, a boa infiltração e drenagem interna da água favorecem o Intemperismo Químico),Organismos( Influencia na formação de moléculas orgânicas que vão complexar cátions e colocá-los em solução.),Tempo(Função dos outros fatores, sobretudo do clima e material de origem)

Perfil do solo é a secção vertical do solo, que vai desde a superfície até a rocha sobre a qual ele se assenta, mostrando uma série de camadas dispostas horizontalmente denominadas horizontes

-Horizonte O – horizonte orgânico superficial de cobertura do solo.Características principais camada orgânica superficial. É constituído por detritos vegetais e substâncias húmicas acumuladas na superfície

-Horizonte A – horizonte mineral superficial do solo.Características principais Camada mineral superficial adjacente à camada O ou H. É o horizonte onde ocorre grande atividade biológica o que lhe confere coloração escurecida pela presença de matéria orgânica

-Horizonte B – horizonte mineral subsuperficial do solo.Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com