TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Do Ambiente

Exames: Ciências Do Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

Ciências do Ambiente

Aplicação do Conceito de Sustentabilidade na Engenharia de Produção

Aluno: Daniel Barbosa da Silva Guimarães

Matricula: 201401363628

Turma: 3002 / Curso: Engenharia de Produção

Professor: Henio Melo

Aplicação do Conceito de Sustentabilidade na Engenharia de Produção

INTRODUÇÃO

Uma definição de desenvolvimento sustentável recorrente na literatura pertinente é a seguinte: “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações para satisfazerem suas necessidades.” Este alerta foi e está motivado pela constatação de que as atividades humanas estão impactando de forma extremamente negativa e descontrolada na grande maioria dos ecossistemas. Além disto, a economia globalizada parece não garantir a redução de um problema social permanente: a distância entre ricos e pobres. A partir deste ponto, começa-se o desenvolvimento do conceito de sustentabilidade corporativa tendo a engenharia de produção como protagonista, sugerindo que empresas e instituições devam monitorar suas performances não apenas no sentido econômico, mas também nos sentidos social e ambiental. Este novo conceito sugere mudanças na legislação, nas práticas e atividades empresariais, mas também pressiona a sociedade como um todo a rever seus hábitos de consumo per capita crescentes. Segundo Smeraldi, a crise ecológica deflagrada em 2007 potencializou a já existente pressão por mudanças tão urgentemente necessárias. Por parte de legisladores, empresas e consumidores, os movimentos pró-ambiente são perceptíveis. Entretanto, estas mudanças não fluem de forma padronizada por todas as partes do mundo, havendo ainda muita diferença em como lidar com a questão ambiental entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. No âmbito empresarial, o foco na gestão ambiental parece aumentar. Seja motivado pela legislação, pela pressão da sociedade ou pelo aspecto mercadológico, as empresas estão buscando transformar em valor agregado o que antes era entendido como custo. Atualmente, situações ambientais administradas de forma ineficiente, podem prejudicar a imagem de uma empresa e o desempenho comercial de seus produtos. Muito antes de se começar a discutir os aspectos ambientais nas atividades industriais, um sistema de manufatura, amplamente conhecido por Produção Enxuta, se desenvolveu sobre a percepção de que o foco constante e dinâmico na eliminação de toda e qualquer atividade sem valor ou desperdício poderia gerar vantagem competitiva no longo prazo. Assim, é justamente na maior eficiência das atividades industriais pressupostos nos princípios da produção enxuta que alguns conceitos de sustentabilidade ambiental corporativa parecem ser identificados de forma complementar. Então compreender como dimensões conceituais de Engenharia de produção e de sustentabilidade ambiental corporativa estão conectadas.

“o custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo e todos devemos concordar,

pois se temos a opção de crescer de forma sustentável,

que o façamos agora para não precisar fazer depois de reparar os estragos gerados já que se tratando de meio ambiente, nem sempre é possível restaurar ou regenerar a criação da mãe natureza.”

- Marina Silva – Ex-Ministra do Meio Ambiente -

Princípios E Conceitos De Engenharia De Produção E Sustentabilidade

A sustentabilidade do planeta é uma responsabilidade coletiva e ações para melhorar o ambiente global são necessárias, isto inclui a adoção de práticas de produção e consumo sustentáveis. Tendo como objetivo principal realizar uma análise crítica sobre o conceito de sustentabilidade na Engenharia de Produção. Neste trabalho constata-se que as metodologias usadas pela Engenharia de Produção são eficazes para o ecodesenvolvimento, onde programas desenvolvidos pelos profissionais da areá focam na redução de resíduos gerados internamente e externamente, enquanto a empresa/indústria engloba todo o ciclo de produção, desde a extração da matéria-prima até a disposição do produto e seu retorno ao meio ambiente.

Diante do grande consumo de recursos naturais, um número cada vez maior de empresas vem incorporando em suas estratégias o conceito de sustentabilidade tendo como protagonista o Engenheiro de Produção, encarregado para diminuir os resíduos produzidos pela produção, pois são alvo de novas expectativas quanto as suas responsabilidades para com a sociedade como agentes que dispõem de recursos financeiros e tecnológicos para uma atuação mais ágil, decisiva e direta na solução dos problemas de produção, ambientais e sociais. Consciente destas situações, metodologias fundamentais para implementar mudanças e práticas de desenvolvimento sustentável são desenvolvidas. Entre elas, foram analisadas a Produção mais Limpa e a Avaliação do Ciclo de Vida. A preocupação com a preservação do equilíbrio ambiental tem sido motivo para vários encontros, debates e acordos há décadas; porém decisões efetivas precisam ser providenciadas para garantir o desenvolvimento deste século. Apesar de amplo e até mesmo complexo é possível realizar uma análise para o desenvolvimento sustentável através de metodologias que auxiliam na coleta de dados e interpretação dos resultados do Engenheiro de produção. Entre elas, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) pode ser considerada uma das mais apropriadas pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com