TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilizações Pré Historicas

Por:   •  27/4/2016  •  Bibliografia  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

O autor chama de o grande salto adiante o que ele considera o inicio da história verdadeira da espécie humana há cerca de 50.000 anos. Os primeiros sinais desse salto vieram de lugares no leste da África, através de utensílios de pedra padronizados e das primeiras jóias preservadas. Amostras semelhantes surgem a seguir no Oriente Médio, no sudeste da Europa, e mais tarde a cerca de 40.000 anos, no sudoeste europeu, onde a abundancia de artefatos é associada a esqueletos totalmente modernos de um povo chamado Cro-magnon.

Os Cro-magnon produziram não só utensílios de pedra, mas tambem de ossos. Esses artefatos eram produzidos em formas variadas e distintas com funções especificas como agulhas, furadores,  e fixadores. Além de utensilios de apenas uma peça, começaram a surgir os artefatos contituídos de varias peças como arpões, lanças e o arco e flecha que possibilitaram a caça de animais perigosos como elefantes e rinocerontes alem de adicionar o peixe e os passaros a nossa dieta com a invenção de redes, linhas e armadilhas. Ainda foram encontrado em seus sitios arqueológicos restos de casas e roupas costuradas que deram a capacidade da evolução de sobreviver em climas frios. Entre os produtos dos Cro-magnon que foram preservados, os mais conhecidos são seus trabalhos artísticos, grandes pinturas em cavernas, estátuas e instrumentos musicais.

O Grande Salto Adiante nos apresenta duas importantes questões ainda não resolvidas, relativas a seu ponto de partida e sua localização geografica. Ele começou em uma área geografica específica ou aconteceu paralelamente  em varias regiões? Essa questão continua em aberto.

A prova de uma origem localizada parece mais forte na Europa. Cerca de 40.000 anos atrás, os Cro-magnon foram para a europa e em alguns milhares de anos ja não havia mais homens de Neanderthal, o que sugere que os modernos Cro-magnon de alguma forma usaram sua superioridade tecnológica, assim como suas habilidades para a linguagem e seu cérebro, para infectar, matar ou deslocar os homens de Neanderthal, deixando para trás pouca ou nenhuma prova de hibridização entre os dois.

O Grande o Salto Adiante coincide com a primeira comprovação de uma importante expansão geografica dos humanos desde a colonização da Eurásia por nossos ancestrais. Essa ocupação consistiu na ocupação da Austrália e da Nova Guiné, reunidas então em um unico continente. Ha muitas provas da presença humana na Austrália/Nova Guiné entre 40.000 e 30.000 anos atrás.

A ocupação da Austrália/Nova Guiné é importante pelo fato de que exigia embarcações para atravessar canais que podiam chegar a 80 quilômetros, e fornece de longe a mais antiga prova de seu uso na história, somente cerca de 30.000 anos depois apareceram provas do uso de embarcações em algum outro lugar no  mundo, a parti do Mediterrâneo. Ilhas a leste de Nova Guiné, foram colonizadas logo depois dessa, há cerca de 35.000 anos. Entre estas ilhas estava Buka que esta fora da vista mais próxima a oeste e só poderia ser alcançada por quem atravessasse aproximadamente 160 quilômetros de água. Portanto, os primeiros humanos da Austrália e Nova Guiné seriam capazes de navegar intencionalmente até ilhas visiveis e usavam embarcações com frequencia suficiente para que a colonização de ilhas mais distantes e invisiveis  tenha ocorrido involuntariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com