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Cosmética e Estética As Mutações e Dinâmicas de Uma Cultura Coreana

Por:   •  13/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.049 Palavras (21 Páginas)  •  158 Visualizações

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Cosmética e Estética:

As mutações e dinâmicas de uma cultura coreana

[pic 1]

Índice        

  1. Introdução        2
  2. Era Pré-Moderna        4

Período dos 3 Reinos e Precedente        4

Período Goryeo e Joseon        4

  1. Era Moderna        9

Cirurgia Plástica        9

Contexto Sociopolítico        10

  1. Ocupação Japonesa        11
  2. Crise asiática de 1997 e cultura Hallyu        13
  3. Efeitos Negativos        14

Indústria da Cosmética        15

  1. Conclusão        18
  2. Bibliografia        19

[pic 2]

Nota: Imagem de capa: Imagem esquerda – Obra de Shin Yun-bok (ou Hyewon), realizado entre 1758-1813), denominada de miindo, ou Bela Mulher. Cores em seda, na Galeria de Gansong. Fonte: https://www.quora.com/What-was-a-unique-beauty-standard-of-ancient-Korean-women

Imagem direita – Fotografia publicitária da estrela de Kpop Irene, em promoção da marca Etude Houe’s. Fonte: https://codipop.com/story/324-must-have-k-beauty-products-of-september-2018

  1. Introdução

[pic 3]

A Coreia é uma de poucas nações não-ocidentais que conseguiram fazer a transição de uma total industrialização e modernização com sucesso. No entanto, a Coreia conseguiu preservar a sua autoidentidade e uma parte considerável da sua cultura pré-moderna 2 tradicional, apesar da crescente influencia ocidental que a inundou desde 1945.3

Ao analisarmos a fotografia contemporânea, da imagem de capa, e tendo em contexto que se trata de um anúncio para a Etude House’s Double Lasting Serum Foundation, que garante ter a capacidade de “gives your skin a Korean celebrity-like glow”4, verdadeiramente, podemos observar que o padrão de beleza coreano atual consiste numa cara pequena, olhos grandes com pálpebra dupla, um nariz pequeno, uma boca pequena e vermelha, um maxilar em forma de “V” e pele pálida.

Quanto à beleza tradicional pré-moderna, podemos inferir, com o apoio da expressão de um texto clássico, que o grande ideal consistia em:[pic 4]

Apesar de algumas diferenças, podemos questionarmo-nos, quando colocando lado a lado e comparando as duas imagens, se se encontram assim tão culturalmente distintas.

Assim, dividindo o trabalho em dois grandes momentos, em que primeiramente, iremos explorar as correntes culturais de beleza no passado, principalmente no contexto de influência chinesa, nomeadamente o (neo-)confucionismo. Iremos explorar como a ideologia

2 Usaremos a expressão pré-moderna para referenciar todo o tempo Coreano até ao fim da dinastia Joseon em 1897.

3 (Nahm, 1993)

4 (s.a, 2018)

5 (Kim D. , 2017)

afetou a própria visão de beleza, e como no período Joseon começou a nascer as primeiras palpitações de uma cultura de conceção e venda de cosméticos.

Seguidamente, iremos observar as consequências da ocupação japonesa entre 1910 e 1945, a crise financeira asiática e o surgimento dos media da publicidade e de entretenimento, nomeadamente o K-Pop,6 no sentido em que a contribuição de todos estes agentes fez surgir uma cultura de beleza que integrou a cirurgia plástica como algo comum e necessário na busca por esse mesmo padrão.7 E que simultaneamente levou ao desenvolvimento e grande relevância da indústria cosmética para a cultura de tratamento e cuidado da pele e cara, tendo em conta o seu simbolismo social.

Para, num último ponto conclusivo, encontrarmos nos padrões de cultura cosmética de longa duração, de acordo com os vários contextos sociopolíticos, os contínuos que se adaptaram ou mutaram e novas constantes que se inseriram neste quadro cultural, de acordo com os diferentes tipos de relações interpessoais, ou institucionais, que contribuem para a criação da ideia de beleza feminina coreana.8

[pic 5]

6 (Wang, 2015)

7 (Wang, 2015)

8 (Aquino & Steinkamp, 2016)

  1. Era Pré-Moderna        

Período dos três reinos e precedente

Em tempos antigos a maquilhagem era usada como um ritual de proteção contra o exterior. A população usava corantes naturais para desenhar imagens nos seus corpos para visualizar divindades e afastar o infortúnio. Desde desses tempos, a interação entre culturas estimulou a troca de materiais, métodos e tecnologia de produção de cosméticos, criando várias culturas de cosmética e produtos a nível mundial.9

No entanto, nesta sociedade, a maquilhagem era amplamente definida não só como forma de cuidado externo, como também interno, já que no passado os Coreanos acreditavam que boas aparências podiam afetar o seu eu interior. 10 A partir de relíquias escavadas na península Coreana, podemos verificar a verdadeira história dessa vivência nos três períodos e tempos antecedentes, como desenvolvido no artigo de “The Background and Current Research Applied to Development of Korean Cosmetics Based on Traditional Asian Medicine” 11 . Múmias, como a figura de Chae Hwa-Chill, encontrada em Nakrang (situada na atual Coreia do Norte), apresenta uma cara limpa, com traços de cabelo arrancado para ampliar a testa, sobrancelhas espessas e negras. Podemos observar que um tipo de estética consciente já estava presente na altura.12

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