TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva Granulometrica

Artigo: Curva Granulometrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

UFMA - Universidade Federal do Maranhão

CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Departamento de Oceanografia e Limnologia

Docente Paula Cilene

Discente Eron Talles Ferreira Costa

MICROOSCOPIA OPTICA

São Luis

2012

Introdução

O estudo de espécies marinhas em microoscópio é muito utilizado em nosso tempo, mas como funciona um microoscópio qual a sua função? E o que pode ser explorado nesse equipamento? Buscamos responder essas questões no presente relatório feito baseadas na experiência em laboratório.Aqui faremos uma explanação do uso de um microoscópio e da conservação do equipamento e espécies que foram coletados conheceremos as partes dos equipamentos e sua utilização a partir da prática realizada em laboratório.

Objetivo

Durante o estudo em laboratório observar a forma correta de se utilizar o microoscópio óptico aprendendo as partes e os mecanismos do equipamento e das vidrarias utilizadas durante a prática para observação do zooplâncton e fitoplâncton coletados na baía de São Marcos, além de entender a função de um microoscópio para o estudo de espécies e vidas marinhas.

Procedimento Prático

Material Utilizado

Utilizamos para a prática:

Microscópio óptico

Lupa

Placa de petri

Béquer

Pipeta

Lâmina e lamínula

O microoscópio utilizado para a prática de laboratório foi o microoscópio óptico, que utilizava a iluminação de Koehler, este microoscópio possui as seguintes partes, oculares, revólver, objetivas, platina, chariot, condensador, parafuso macro e micrométrico, diafragma, parafuso para ajustar a altura do condensador, interruptor, regulador da intensidade de luz, pinças para ajustar a preparação sobre a platina, pé ou suporte. Para o manuseio deste equipamento é necessário todo o cuidado, pois ele possui partes sensíveis que podem ser facilmentes danificadas e para se obter excelência no estudo é necessário a visualização correta e em boas condições para não cometer eventuais erros de pesquisa.

Para fazer á prática em laboratório foi coletada na baía de São Marcos próximo ao Porto do Itaqui em São Luis amostras de Zooplâncton e Fitoplâncton que foram conservados a 4% de formol em um béquer. Em laboratório colocou-se em uma placa de petri uma pequena parte dessa amostra observou-se uma quantidade em grande escala de zooplâncton, porém até o momento não havia se observado a o fitoplâncton, em seguida com o auxílio de uma pipeta colocamos uma nova parte da amostra retirada da placa de petri em uma lâmina e uma lamínula uma contra a outra que foram colocadas no microscópio óptico para observação nesse processo observou-se a presença em mais detalhes do zooplâncton copépoda e do fitoplâncton diatomácea no caso do zooplâncton havia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com