TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: Projeto de pesquisa em geografia

Por:   •  13/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO: Licenciatura em Geografia

DISCIPLINA: Projeto de pesquisa em geografia

ALUNO: Antônio Lima de Souza

O Ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, uma leitura do mundo com os alunos da Escola Manoel Rufino da Silva e do Centro Educacional Gabriel de França Mello.

Pedra branca- CE

2019

PROBLEMATICA

A escolha desse tema partiu da experiência vivenciada na minha própria sala de aula, trabalhando com os anos iniciais em duas escolas públicas de municípios diferentes, que são elas: E.E.I.E.F Manoel Rufino da Silva, Localizada no distrito de Lagoa Nova Senador Pompeu-CE, onde atuo como professor de geografia dos anos iniciais desde do ano de 2007, e o Centro Educacional Gabriel de França Mello situada em Mineirolândia Pedra Branca-CE, a escola do tema: O Ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, uma leitura do mundo com os alunos da Escola Manoel Rufino da Silva e do Centro Educacional Gabriel de França Mello. 

A escolha desse tema parte de um interesse de analisar as aulas de geografia do 3° ao 5° ano, dos processos metodológicos empregados nas salas de aula pelos professores, da clientela de alunos que as escolas recebem. Da realidade dos alunos: Quem são esses alunos? De onde eles vêm? A localização e o acesso das escolas, e suas funções sócias.

A partir de esses questionamentos compreenderem como acontecem as aulas de geografia em ambas as escolas, como os professores estão aceitando as mudanças propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como também as mudanças ocorridas nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD.  Pois o ensino da geografia vem passando por grandes mudanças metodológicas para conseguir formar educandos preparados para entender a ligação entre a natureza e a sociedade. E esse é o objetivo do educador comprometido com a missão de educar, e de levar um ensino de qualidade para as crianças e jovens do nosso país o Brasil.

 Qual o papel do professor de geografia nesse processo?

Objetivo Geral.

Mostrar os educandos a importância de compreender o mundo que nos cerca.

Objetivos específicos.

Conhecer o espaço geográfico a nossa volta.

Perceber as transformações ocorridas no nosso espaço e em nossa região.

Compreender a relação de homem e natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (59.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com