TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIE DE GEOGRAFIA

Pesquisas Acadêmicas: DOSSIE DE GEOGRAFIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  1.853 Visualizações

Página 1 de 8

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

• A alimentação,

• Combustível,

• Construções,

• Vestuário,

• Clima,

• Localização,

• A água que consumimos.

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

R: Pesquisa de campo, vídeo aulas, pesquisas na internet, etc.

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

R: Para que consigam se localizar no espaço e ampliar sua percepção visual.

Atividades pedagógicas: passeio pelo bairro observando comércios, prédios públicos, vegetação, e ambientes. Depois fazer um desenho do que ela viu no trajeto

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.

R: Zona rural: região de um município que não integra a zona urbana é utilizada em atividades voltadas para as agropecuárias ou agroindustriais, podendo ainda ser de extrativismo, silvicultura, e conservação ambiental como as reservas florestais, demarcação de terras indígenas ou ainda áreas destinadas ao turismo rural, práticas de ecoturismo, entre outras aplicações.

Propriedades em zona rurais assumem o nome de fazenda, sítio ou chácara.

Zona urbana: cidade, como conhecemos é definida pelo espaço do município destinado à construção devidamente regulamentada de moradias, indústrias, espaços públicos de lazer, vias de tráfegos de pedestres, veículos, entre outros.

É possível que a criança faça comparações sobre as duas zonas, visitas em fazendas ou chácaras, ou até confeccionar maquetes.

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

R: Das ideias de Ratzel surgiu a escola determinista, para a qual o meio determinava o homem. Paul Vidal de La Blache, francês, definia o objeto da Geografia como a relação entre homem e natureza, na perspectiva da paisagem.

A Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, com a influência de Vidal de La Blache. Essa Geografia tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando leis gerais sem envolver as relações sociais no processo.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

R: Milton Santos: o espaço é a “morada do homem”. Santos argumenta que é necessário discutir o espaço social, e ver a produção do espaço como objeto. Segundo ele, toda atividade produtiva do homem implica numa ação sobre a superfície terrestre, numa criação de novas formas. Entretanto, a proposta de Milton Santos é apenas uma das perspectivas da Geografia Crítica, convivendo com outras, muitas vezes até antagônicas em alguns pontos, trazendo para a dialética e a diversidade para o interior da geografia critica.

Segundo Santos, 1996, p.26, o espaço não é uma coisa, nem um sistema de coisas, senão uma realidade relacional: coisas e relações juntas. (...) sua definição não pode ser encontrada senão em relação a outras realidades; a natureza e a sociedade, midiatizadas pelo trabalho.

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com a história, a matemática, a ciências e a língua portuguesa.

Tema: Bacias Hidrográficas do Paraná

Objetivos Gerais: Conhecer a origem e nomenclatura dos rios.

Objetivo das matérias que serão trabalhadas:

História: pesquisar a história do rio e da sua nomenclatura.

Matemática: Identificar a quantidade de bacias hidrográficas, afluentes, rios; calcular a extensão e a mata ciliar.

Ciências: Conscientizar os alunos sobre a importância da água, seu ciclo e cuidados para combater a poluição.

Língua Portuguesa: pedir que as crianças façam uma produção de texto sobre o conteúdo e disponibilizar poemas sobre o assunto.

Metodologia:

• Roda de conversa para dar introdução ao assunto

• Visualização de imagens e gravuras;

• Trabalhar com

• Poemas, e textos sobre as bacias.

• Fazer desenhos das bacias;

• Produção de texto e história em quadrinhos.

Avaliação:

Será avaliada a participação, o interesse e o desempenho nas atividades.

UNIDADE 2

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) NO ENSINO DA GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Leia os livros indicados para a Unidade 1 e os PCNs, volume “História e Geografia”, e pesquise na internet, em outros livros e revistas, a fim de executar as atividades abaixo.

1. Segundo os PCNs, qual é o objetivo da Geografia?

R: conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da

natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel

das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com