TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIÊ DE GEOGRAFIA

Artigos Científicos: DOSSIÊ DE GEOGRAFIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 7

1. Liste o máximo de assuntos ou itens de Geografia que qualquer pessoa precisaria saber para ter uma vida melhor.

R: Devemos conhecer os limites geográficos, elementos naturais, meio ambiente, localização, sociedade, culturas, mapas politicas e economia.

2. O que, e como, devemos fazer para que as crianças aprendam Geografia com mais prazer?

R: Trazendo para as salas de aula atividades diferenciadas, como acontecimentos, noticias, filmes, desenvolver atividades de colorir com temas geográficos, músicas e versos, entre outros.

3. Por que muitas pessoas passam fome num país com um território do Brasil?

R: A fome no Brasil é um processo histórico, por diversos fatores como: má distribuição de renda, e de terras produtivas, falta de qualificação profissional e muita corrupção.

4. O que a Geografia tem a ver com o homem?

R: A geografia está presente em tudo, um exemplo é a relação do homem com a natureza onde ele constrói e destrói ao mesmo tempo.

5. Quando, onde e por que surgiram as ideias geográficas, ou seja, a Geografia?

R: A história do pensamento geográfico se iniciou com os gregos, os quais foram a primeira cultura a explorar ativamente a geografia como ciência e filosofia. O homem sentiu necessidade de compreender o espaço e desvendar os mistérios da natureza.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica. O que faz e qual é a importância desse novo enfoque da Geografia?

R: É o conceito que estabelece o rompimento da neutralidade no estudo da geografia, e tem como proposta o engajamento e criticidade junto a toda a conjuntura social, econômica e politica do mundo. Também estabelece uma leituras critica aos problemas e interesses que envolvem as relações de poder e a pró atividade frente as causas sociais.

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com história, matemática, ciências e português.

Disciplina: Geografia

Tema: Pontos cardeais: orientação, lugar e paisagens.

Justificativa: levar ao conhecimento dos alunos sobre a orientação do sol, pontos cardeais e colaterais.

Objetivos: - Ampliar as noções de referência espacial.

- Utilizar, no seu cotidiano e em mapas, os referenciais espaciais de localização e orientação.

- Representar os lugares onde vive e se relaciona.

Áreas envolvidas: História: conhecer a história do local onde iremos trabalhar; ciências: conhecer o sistema solar; português: anotar todas as informações, treinar a escrita; e matemática: conhecer posições (direita e esquerda).

Objetivos Específicos: Explicar sobre o nascer e o pôr do sol, orienta-los de que forma isso pode ser utilizado e como isso é visto nos mapas geográficos.

Metodologia: Trazer a discussão do tema e pedir aos alunos que registrem suas respostas no caderno. Fazer perguntas como: Em quais partes da sua casa tem Sol pela manhã? E à tarde? Como o sol afeta cada um de vocês no trajeto de casa para a escola? Solicite que nos próximos dias eles façam no caderno um diário das posições do Sol, anotando onde ele está quando acordam, quando vão para a escola e quando voltam para casa. Peça também que após as observações desenhem o trajeto de casa à escola ou vice-versa.

Recursos: Livros, revistas, vídeo, caderno de anotações, régua, papel, lápis e mapa do bairro e da cidade.

Avaliação: A Avaliação deve ser feita durante todo o processo de realização do trabalho por meio da observação do professor, baseada nos critérios estabelecidos. Durante o desenvolvimento do Tema, é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando dificuldades e conquista, proporcionando uma análise das etapas do trabalho. Após o encerramento, o professor deve propor avaliação geral: com um mapa do bairro e da cidade, peça aos alunos que apontarem os pontos cardeais. Devem também apontar em que direção você se desloca para ir da sua casa até a escola? Qual é a posição geográfica da escola em relação ao bairro ou à cidade?

UNIDADE 2

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) NO ENSINO DA GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Segundo os PCNs, qual é o objetivo da Geografia?

R: É explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza, como a sociedade se apropria da natureza, e as ações que ela sofre. Sua abordagem devem relacionar as noções de espaço – tempo, e os fenômenos sociais, culturais e naturais de cada paisagem.

2. O que faz com que os espaços geográficos sejam alterados?

R: A necessidade do homem em produzir, além das ações internas e externas da terra.

3. Que passos devem ser seguidos para que a criança aprenda Geografia de maneira mais fácil?

R: Trazendo a geografia para a realidade das crianças, ensinando de forma divertida e utilizando exemplos do cotidiano delas, como por exemplo, pedir para os mesmos representar o trajeto casa/escola, comparando as diferenças entre as paisagens e lugares, sair da sala de aula levando os alunos para observar a natureza no pátio da escola, utilizar imagens, vídeos sons, etc.

4. Liste 15 estratégias a serem usadas para que os estudantes aprendam Geografia de forma mais permanente e eficaz.

R: 1) passeios – 2) vídeos – 3) noticiários – 4) internet – 5) cartazes – 6) poesias – 7) músicas – 8) feiras de atividades em grupo – 9) atividades recreativas – 10) acontecimentos históricos – 11) texto multimídia – 12) fotos – 13) mapas – 14) maquetes 15) murais.

5. Liste cerca de 10 manifestações da natureza.

R: Ventos, Furacões, estações do ano, terremotos, tornados, tsunamis, ciclone, neve, granizo, geadas, vulcões e eclipse.

6. Que meios, recursos e estratégias devem ser utilizados pelos professores para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com