TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Geografia

Pesquisas Acadêmicas: Dossie Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 15

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas?

A geografia faz parte de nossas vidas e de tudo o que está ao nosso redor.

O ser humano irá se perceber como um elemento ativo do seu processo histórico.

Perceberá que pode construir seu próprio conhecimento.

Através de seu histórico de vida, o aluno poderá entender seu papel na sociedade: o de cidadão.

O aluno percebe a dinâmica social quando estuda seu espaço geográfico.

Também compreende melhor a dinâmica da natureza e a relação que existe entre os seres humanos e a mesma.

Entenderá a interferência humana no espaço.

Aprenderá a se posicionar de forma crítica diante dos acontecimentos ocorridos na paisagem.

A Geografia permite que as crianças percebam que existe certa complexidade na estrutura das cidades.

Verá que existem contradições, transformações e conflitos, algumas desorganizações, mas ao mesmo tempo será poético.

Compreenderá que devem lutar pela sua cidadania e buscar seu bem estar social.

Quem exerce sua cidadania defende as necessidades de sua cidade e se torna responsável pela sua estruturação.

Podem-se construir habilidades, conhecimentos, valores que ampliam a capacidade de crianças e jovens compreenderem o mundo em que vivem e atuam.

Poderemos entender mudanças que ocorrem na natureza (principalmente pela ação do homem).

Aprenderá muito sobre educação ambiental.

Tomará melhores decisões, mais sábias, mais lógicas.

Ser geograficamente informado faz com que conheçamos melhor nosso ambiente e compreendamos os fenômenos que ocorrem em nosso planeta.

Saberemos o porquê de tantas diversidades no relevo, no clima, na vegetação, no mundo animal, sobre riquezas naturais e contrastes como desertos e geleiras.

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

Para fazer com que as crianças aprendam Geografia é necessário, em primeiro lugar, despertar o interesse dessas crianças. A Geografia deve ser ensinada de uma forma que pareça interessante.

Quando os alunos se utilizam de certas expressões como “não gostar” ou “odiar” determinada disciplina, é porque não conseguem entender o conteúdo ou, se entendem, podem achar desinteressantes.

Sendo assim, o professor que for lecionar Geografia precisa tornar o assunto atraente e ir aos poucos explicando o conteúdo de forma que pareça ser fácil de entender. Pode-se também incluir muitas atividades externas que sirvam para complementar a aulas teóricas. Ex.: visitar exposições, museus, universidades, etc. Crianças costumam se sentir bastante estimuladas tendo contato com mapas. A criança aprenderá com o tempo a ver além das aparências. O professor precisa saber transmitir seus conhecimentos. Não se consegue gostar daquilo que não se entende.

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

Acredito que tanto para nós adultos, quanto as crianças a importância de conhecermos o local onde nascemos e moramos para nos orientar-mos tanto na questão do ambiente quanto do espaço que nos cerca, entre outros. E neste caso temos como propor atividades como: desenho do trajeto de casa para a escola, de casa para o trabalho, mapas dos locais e bairros, e até maquetes etc.

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.

A zona urbana é uma área mais central, onde concentram -se, muitas lojas, o comércio, hospitais, shopping, e existe um numero maior de população, de prédios e casas, etc.

Algumas melhorias na zona urbana, transito mais rápido e eficiente, diminuição da poluição do ar, poluição sonora e visual.

Já na zona rural é uma área que geralmente encontra-se no interior ou ao redor das cidades, onde concentram-se uma pequena população que vivem do cultivo da agricultura.

Já na zona rural, melhoria das estradas para facilitar o escoamento dos produtos agrícolas, lugares muitos longe um dos outros, mais incentivo do governo na agricultura, para possibilitar que mais pessoas fiquem nas lavouras de produção, e mais não povoem as cidades.

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

No final do século XIX até meados do século XX, o pensamento geográfico tinha como objeto de estudo a influência das condições naturais sobre a humanidade e da natureza na constituição social. Das ideias de Ratzel surgiu a escola determinista, para a qual o meio determinava o homem. Paul Vidal de La Blache, francês, definia o objeto da Geografia como a relação entre homem e natureza, na perspectiva da paisagem.

La Blache trouxe para a Geografia a importância do tempo e da história para os estudos geográficos. Foi um dos grandes responsáveis pela difusão da Geografia Humana, apesar de afirmar que a Geografia não deveria estudar o homem, mas o meio em que ele vive.

Já no Brasil, as primeiras tendências nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia a partir da década de 40, quando a Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, com a influência de Vidal de La Blache.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com