TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disparidades Económicas e Sociais na UE

Por:   •  27/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

Disparidades Económicas e sociais na UE

Paridades de poder de compra: compara as moedas dos diferentes estados-membros, ou seja, compara a quantidade em moeda para adquirir um determinado bem/serviço que cada países consegue adquirir. Por exemplo, o salário mínimo em Portugal é diferente de o da Alemanha, mas não quer dizer que o poder de compra é igual ou que na Alemanha é superior ao daqui. Pode existir salários superiores mas que a paridade de poder de compra seja inferior, por exemplo, na França o alojamento é bastante caro, enquanto aqui um apartamento por mês pode ser cerca de 500, na França um apartamento com as mesmas características arrenda-se por 1000. Concluindo, cada país tem os seus preços nos bens e serviços e é necessário comparar com o resto dos países. 

Gráfico 1: O Luxemburgo na UE é o que possui o PIB per capita em PPC em maior quantidade, sendo mais do dobro da média da UE. Por exemplo na Republica Checa os salários são mais baixos que os nossos mas o poder de compra é maior. Outro exemplo, o Reino Unido tem um PIB per capita em PPC inferior à Irlanda, a Irlanda pratica salário bem mais baixos que o Reino Unido, mas vive-se melhor na Irlanda do que no Reino Unido.

Mapa 3: O mapa apresentado refere-se ao PIB per capita em PPC, e através dele podemos observar as grandes assimetrias regionais da UE. As regiões mais ricas são as mais industrializadas, urbanizadas e mais povoadas, por exemplo, a bacia parisiense, áreas de Londres, sul de Inglaterra, norte de Itália. Podemos observar as áreas bastante marcadas, o centro da Europa, da Alemanha até ao Norte de Itália e depois se prolonga para o Reino Unido. A Europa do Sul, ou seja, a maior parte do sul da Península Ibérica, uma parte da França, dos países do Leste são regiões mais pobres, pois são regiões mais agrícolas, menos industrializadas, menos urbanizadas. FALTA REFERIR VALORES. Na Península Ibérica, existe regiões ricas, por exemplo no centro da Península Ibérica, que destacam-se Madrid e Barcelona. Em Portugal, a região que mais se destaca é Lisboa, e em seguida temos Madeira. Portugal é um país que os salários são baixos e assim faz se sentir no PIB per capita em PPC.    

Gráfico 4: O salário é um indicador da riqueza ou pobreza de um país.

Mapa 5: Existe grandes assimetrias regionais nos números de camas hospitalares na UE. A partir dos valores fornecidos pelo mapa, podemos verificar que as regiões melhores servidas são a Europa Central e a Europa do Norte (na parte da Finlândia). Como existe dados indisponíveis tornam a analise incompleta. As regiões com mais camas hospitalares são áreas em que servem melhor os cidadãos.   

Gráfico sobre o abandono escolar da UE: Portugal é um país que acusa índices de desenvolvimento bastante baixos a vários níveis. Existe bastantes contrastes no país. Os países de Leste, que apesarem de serem pouco desenvolvidos, são os países que apresentam uma taxa de abandono da escolaridade bastante baixo, apresentam as melhores taxas.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (177.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com