TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural Em Maraba

Exames: Diversidade Cultural Em Maraba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  1.731 Visualizações

Página 1 de 6

DIVERSIDADE CULTURAL EM MARABÁ

Acadêmico- Bruna Guimarães Araújo

Professor –Tutor Externo - Marcus Felipe Frota Gama

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (ADG0092) – Pratica do Modulo II

25/11/11

RESUMO

A diversidade cultural em Marabá como em outras regiões cria um mundo rico e variado que aumenta uma gama de possibilidades e nutre os valores humanos, constituindo, assim, um desenvolvimento sustentável da comunidade, do povo mesmo com essa variável de habito e culturas.

Palavras-chave: Diversidade Cultural. Costumes. Lazer.

1 INTRODUÇÃO

Basicamente a população de Marabá é formada, por pessoas vindas de todas as regiões brasileiras, transformando, sua identidade regional, descaracterizando o município da cultura Paraense. Marabá constituiu-se de uma cultura diversificada, nas danças, musicas, na comida, e até no habito rotineiro da população.

A presente Produção tem como tema principal a Diversidade Cultural no município de Marabá: e o processo de construção social de interculturalidade e miscigenação e as características culturais,e hábitos da população local em relação e comparação a cultura paraense.

Esse estudo aborda os conceitos da diversidade cultural, multiculturalismo e tolerância humana e seus reflexos na vida e desenvolvimento de Marabá. Faz com que tenhamos conhecimentos sobre os pressupostos teóricos e na prática da vida social em nossa sociedade Marabaense.

2 DIVERSIDADE CULTURAL

Diversidade cultural refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. A diversidade cultural se manifesta não apenas nas variadas formas pelas quais se expressa, se enriquece e se transmite o patrimônio cultural da Humanidade mediante a variedade das expressões culturais, mas também através dos diversos modos de criação, produção, difusão, distribuição e fruição das expressões culturais, quaisquer que sejam os meios e tecnologias empregados.

Reconhecer que somos diferentes para estabelecer a existência de uma diversidade cultural no Brasil, não é suficiente para combater os estereótipos e os estigmas que ainda marginalizam milhares de crianças em nossas escolas e milhares de adultos em nossa sociedade. Maria Vera Candau (2005) afirma que:“Não se deve contrapor igualdade a diferença. De fato, a igualdade não está oposta à diferença, e sim à desigualdade, e diferença não se opõem à igualdade, e sim à padronização, à produção em série, à uniformidade, a sempre o “mesmo”, à mesmice”. (CANDAU, 2OO5, p. 19).

Interessante é observar que as diferenças da população marabaense, que trazem consigo a diversidade, o povo em si tem a capacidade de adaptar-se a essa diferença.

A vinda de pessoas de outros Estados deve-se a busca de trabalho, mesmo que o estado não seja basicamente desenvolvido na escala nacional, Marabá possui um diferencial, que é sua economia que se desenvolve gradativamente a cada dia. Trazendo oportunidades. Principalmente pela falta de mão de obra qualificada.

3 COSTUMES

A culinária marabaense se distingue um pouco da culinária paraense, mas tem muitos elementos desta, principalmente pelo fato de que todo o estado tem influencia indígena neste ponto. Porém, em Marabá, alguns pratos relevam-se em relação ao resto do Pará, tanto por fator cultural quanto por fator étnico. Um exemplo disso é que o povoamento teve participação ativa de nordestinos, mineiros, goianos, palestinos e libaneses, que trouxeram para Marabá seus costumes e seus tipos de comida.

São as principais iguarias da culinária local e as que se integraram aos costumes: Marizabel, Suco natural de Guaraná da Amazônia, Tucunaré ao leite de Castanha do Pará, Cozidão de Bagre, Pão de queijo, Tacacá, Esfirra, Arroz-doce e Cuscuz.

Há ainda muitos doces típicos: Bolo cabeça de negro, biscoitos de castanhas, castanha cristalizada, creme de cupu, Mungunzá e torta de castanha.

3.1 MÚSICA E LITERATURA

Devido à intensa migração, ter trazido brasileiros de todas as partes para a cidade, a cultura local diferenciou-se da cultura tradicional paraense, inclusive na música. É possível observar a preferência pelos gêneros sertanejos, forró e reggae, distanciando-se um pouco do brega que é estilo musical predominante no Pará.

A influência de outras culturas se deu também no campo da literatura. As misturas decorrentes das migrações têm ocasionado a produção de uma literatura e de uma arte diferente e de qualidade, ou seja, uma significação positiva dos desdobramentos da migração como produtividade cultural enriquecida pelos cruzamentos. Os principais expoentes da literatura local são Ademir Braz e Frederico Morbach.

3.2 FESTAS JUNINAS

No mês de junho, Marabá busca preservar as tradições ao comemorar os festejos juninos. A Secretaria Municipal de Cultura abre inscrições para os grupos de bois-bumbá, quadrilhas roceiras e alegóricas, que fazem o espetáculo maior da festa caipira. Tradicionalmente a festa acontece na Praça São Félix de Valois, mas foi inovado em 1999, com apresentações em outros distritos da cidade, com desfiles dos participantes na Avenida Antônio Maia, em direção ao Arraial da Praça, onde se encontram montadas barracas de comidas típicas e bebidas, completando o sucesso da festa.

3.3 FESTEJO DE SÃO FELIX DE VALOIS

São Félix de Valois (lê-se valoá) é o Padroeiro de Marabá. Todos os anos, uma festa é feita em sua homenagem. Durante dez dias, na praça da primeira igreja erguida na cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com