TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola e Diversidade Cultural

Tese: Escola e Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  Tese  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GEOGRAFIA

GEOVANA DE OLIVEIRA

ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL

GEOVANA DE OLIVEIRA

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. Escola e Diversidade Cultural 4

2.1 Como a escola deveria trabalha(na sala de aula, nas diferentes diciplinas, em atividade extra sala,etc) as questões referentes à diversidade existente na sociedade 4

2.2 Como o professor pode trabalhar para a formação do sujeito cultural em nossa sociedade 4

2.3 O que a sociedade e o estado podem fazer definitivamente para valorizar essa relação 5

3 Considerações finais 7

Referências................................................................................................................

1. INTRODUÇÃO 3

A diversidade é um tema bem discutido hoje entre escolas e educadores, o Brasil é um país da diversidade cultural com muitas raças, crenças, gêneros, etc. E a escola é responsável por acolher a diversidade e construir sua história na sociedade através da educação. A diversidade traz a desigualdade, são dois temas muito discutidos nas salas de aula, na sociedade, enfim, a sociedade foi construída pela desigualdade um bom exemplo disso é o racismo contras os negros que eram feitos de escravos, hoje ainda muitos lutam para ter igualdade na sociedade brasileira.

A cultura dos nossos pais é muito grande como: o jeito de falar, vestir, os costumes, danças, religião, cada grupo social tem sua cultura, seu modo de viver, seus hábitos e costumes, cabe a cada grupo respeitar e aceitar, pois, todos são diferentes. Segundo Edward Burnett Taylor cultura é o “complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade ’’. Através dessa definição de cultura podemos entender que corresponde à organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que apresenta como identidade desse povo.

4

2. ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL:

2.1 COMO A ESCOLA DEVERIA TRABALHA (NA SALA DE AULA, NAS DIFERENTES DISCIPLINAS, EM ATIVIDADE EXTRA SALA, ETC) AS QUESTÕES REFERENTES à DIVERSIDADE EXISTENTE NA SOCIEDADE.

Já sabemos que a escola tem um papel bem importante em relação à diversidade, através dela podemos buscar conhecimento, respeito, igualdade e a liberdade de mostrar quem somos perante a sociedade, a escola quando recebem seus alunos ela está recebendo uma infinidade de cultura, afinal, o aluno trás para a escola uma quantidade de informações de sua realidade. A escola deve olhar o ser humano como ele é no seu jeito de aprender e respeitar tentando ser inclusiva a todos. A escola deve ter uma metodologia bem inclusiva de acordo com a diversidade cultural no currículo, a motivação de professores, terem um planejamento participativo e o resultado da pesquisa. O currículo deve ter conhecimento para a contribuição da formação humana uma formação sem preconceito, discriminação, racismo podemos começar a mudar através do conhecimento. Por isso que o currículo da diversidade deve ser olhado e voltado ao modo de vida, culturas, saberes do homem. O currículo elaborado pela escola precisa ser pensado coletivamente e enfrentar os desafios que a diversidade cultural trás, esses desafios passam por um compromisso de uma escola cada vez mais democrática.

2.2 COMO O PROFESSOR PODE TRABALHAR PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO CULTURAL EM NOSSA SOCIEDADE

A escola é uma instituição que valoriza acima de tudo a educação para todos, mas se o professor não sentir vontade de ensinar não adianta, pois o convívio dos alunos é direto com o professor, então o professor é responsável pela formação do aluno. Quanto à questão da diversidade o grande desafio do professor é fazer com que todos os seus alunos se apropriem do conhecimento, sem desigualdade e preconceito. O professor deve ser capaz de diversificar seus meios para atingir os objetivos traçados, portanto deve estar capacitado e qualificado ao trabalho de construir

5

coletivamente com os alunos e a comunidade escolar projetos que contemplem as curiosidades dos alunos nas atividades curriculares com respeito à cultura e origem dos alunos e isso só é possível ao professor com profissionalização, deve ter domínio do conteúdo e métodos de ensino além da dedicação no trabalho de ensinar que deve ser dinâmico e criativo.

2.3 O QUE A SOCIEDADE E O ESTADO PODEM FAZER DEFINITIVAMENTE PARA VALORIZAR ESSA RELAÇÃO

No contexto escolar em geral a educação é para todos sem restrições de cor, raças, gênero, condições financeiras. Cabe ao estado:

FORMULAR POLÍTICAS PÚBLICAS, identificando as áreas estratégicas de nosso desenvolvimento sustentável e de nossa inserção geopolítica no mundo contemporâneo, fazendo confluir vozes e respeitando os diferentes agentes culturais, atores sociais, formações humanas e grupos étnicos.

• QUALIFICAR A GESTÃO CULTURAL, otimizando a alocação dos recursos públicos e buscando a complementaridade com o investimento privado, garantindo a eficácia e a eficiência, bem como o dos direitos e a cobrança dos deveres, aumentando a racionalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com