TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola E Diversidade Cultural

Dissertações: Escola E Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA E DO EDUCADOR NA VIDA DO EDUCANDO

Ao inicio do ano letivo podemos contemplar de uma imagem lindas dos educandos todos uniformizados com mochilas cheias de cadernos e livros, com sorriso nos lábios mostrando a alegria por mais um ano letivo, assim eles caminham em direção a uma escola.

Porém cabe ao observador indagar: o que esses alunos irão aprender? Será que os professores irão cumprir o seu dever como mediador? Qual é a real função social da escola? E a do professor?

Esta discussão tem sido pauta de muitas reflexões no campo da educação, descrever e repensar a função social da escola e do professor, tem-se constituído numa prática constante e presente na nossa atualidade.

Para Paulo Freire (1981, p. 36) a principal função da educação é seu caráter libertador. Acredita que, ensinar seria, fundamentalmente, educar para a liberdade; a “educação para o homem-sujeito”.

A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, aliás, deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Eis o grande desafio da escola, fazer do ambiente escolar um meio que favoreça o aprendizado, onde a escola deixe de ser apenas um ponto de encontro e passe a ser, além disso, encontro com o saber com descobertas de forma prazerosa e funcional, assim afirma Antonia Carvalho Colonnezi.

A escola existe para prestar um serviço à sociedade, preparando o indivíduo para se inserir no mundo em que vive, interpretando e pensando a realidade como um todo, de forma autônoma, tornando-o capaz de criticar e desenvolver expectativas e projetos em relação ao conjunto da sociedade. (SEEMG, 1997, p.11)

Este é o real desafio da escola e de sua equipe pedagógica, fazer do ambiente escolar um meio que favoreça o aprendizado, que o educando se sinta útil dentro do ambiente escolar.

Assim, Fontana (2000) afirma que é preciso que o adulto assuma o seu papel com o objetivo claro da relação de ensino (que é o de ensinar), levando em consideração a condição de ambos os lados dessa prática, como parceiros intelectuais, desiguais em termos de desenvolvimento psicológico e dos lugares sociais ocupados no processo histórico, mas por isso mesmo, parceiros na relação contraditória do conhecimento.

É pensando nessa “prática social” que o educador deve estar ciente de que não pode apenas tratar de conteúdos atuais em sala de aula, mas sim, também, resgatar conhecimentos mais amplos e históricos, para que os discentes possam interpretar suas experiências e suas aprendizagens na vida social.

Jacques D’Elors (1998, p. 19) em relatório organizado para a UNESCO sobre educação do Século XXI, aponta que a escola deve ter a responsabilidade de formar cidadãos conscientes e ativos. Para tal, sugere ensinar o cidadão a ser democrático e lutar por seus direitos, ter consciência de seus deveres, de sua liberdade e da liberdade do outro.

É neste sentido que prepondera a intervenção e o papel do educador na prática educativa. Pois é através de suas orientações, intervenções e mediações que o educador faz os educandos a pensarem criticamente e se colocarem como sujeitos de sua própria aprendizagem não perdendo sua tramontana.

'' ... a escola, por si só não forma cidadão mas pode preparar instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam se firmar e construir a sua cidadania". ( Proposta Curricular, 1997)

Um ensino de qualidade que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la deve também contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladores e crescentes.

A formação escolar deve possibilitar aos alunos condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com