TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê Geografia

Monografias: Dossiê Geografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 13

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1. Quando você frequentava o ensino fundamental, o ensino de Geografia era prazeroso? Justifique.

Não, pois acredito que as aulas de Geografia deveriam ser mais dinâmicas, mas isso não acontecia, pois a maioria dos professores esqueciam de trabalhar de forma lúdica ou de usar materiais diversificados, pois é isso que atrae a atenção dos alunos. Muitos dos professores valorizavam e valorizam até hoje somente a memorização do conteúdo e quando isso acontece o aluno não tem a aquisição do conhecimento e isso acaba caindo no esquecimento.

2. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

Vivemos hoje em um mundo onde as mudanças e as transformações ocorrem de forma muito rápida, desta forma a Geografia constitui uma ciência importantissíma, pois é através desta que vamos compreender as transformações que nos cercam. Nosso mundo passa por um processo marcado pela técnica, pela ciência e informação, desta forma a Geografia aparece como meio de compreendermos a realidade humana. Sendo assim podemos citar vários conteúdos que podem ser relacionados com a nossa realidade, os principais deles são: espaço geográfico, território, região, paisagem, lugar e redes geográficas.

3. Em sua opinião, quais estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?

Acredito que nós como professores devemos instigar os alunos a pensarem e a buscar compreender o espaço em que vive e sua realidade, pois desta forma o aluno vai começar a entender por exemplo, a paisagem geográfica de onde ele vive, quais são suas realidades sociais, culturais e econômicas. Podemos trabalhar também através de ilustrações, maquetes, vídeos dentre outros.

4. Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?

Sabemos que a geografia existe desde a antiguidade, mas as primeiras ideias geográficas surgiram pela necessidade do homem de desvendar os fenômenos que ocorriam na natureza e também para aprender a se situar no espaço. Somente, na antiguidade clássica surgiu o termo Geografia, cujo objetivo era entender a medição do espaço e a forma da terra, além da descrição dos lugares. A partir do século XIX que a Geografia tornou-se autônoma, desta forma passou a entender a forma real e o tamanho dos continentes e a existência de variados lugares na terra. Ocorreu também o aprimoramento das técnicas cartográficas e a descoberta da impressão. A sistematização da Geografia aconteceu na Alemanha, pois os feudos precisavam separar as classes dominantes para o domínio e organização do espaço.

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

No período do século XIX até meados do século XX o pensamento geográfico é que as condições naturais influenciavam na vida do homem e na natureza na sua constituição social. A partir da ideias de Ratzel surgiu a escola determinista, para o qual o meio determinava o homem. Já Blache definia o objetivo da Geografia como a relação do homem com a natureza, na perspectiva da paisagem. No Brasil as primeiras tendências surgiram a partir da década de 40 com a influência de Blache, onde a Geografia Tradicional tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza. Os procedimentos didáticos promoviam a descrição e a memorização dos elementos que compunham a paisagem.

6. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

A Geografia Crítica surgiu como oposição a Geografia Tradicional e Pragmática. A Geografia Crítica utilizava-se das ideias marxista, explicando a organização do espaço a partir dos modos de produção. Os geógrafos críticos buscavam um espaço que fosse organizado conforme as necessidades do homem. A Geografia Crítica de hoje trabalha com uma diversidade metodológica, onde existem inúmeras propostas, onde o aluno é levado a pensar no espaço de forma crítica e que compreende a serviço de quem o espaço esta organizado. Se o espaço é desigual é porque a sociedade é desigual. Nossa sociedade não é homogênea e sim formada por pessoas de classes sociais diferentes e cada uma atua de uma forma sobre a natureza, mas uma vez que a natureza é modificada ela nunca mais volta a sua forma primária. A Geografia crítica é contra o uso do espaço segundo os interesses da classe dominante, sendo assim acredita que esse espaço deve ser utilizado para o bem comum. A proposta da Geografia segundo Milton Santos é que o espaço é a morada e que esse espaço não é uma coisa, mas sim todas as relações juntas. Santos acredita que o espaço social deve ser discutido. Para ele toda a atividade produtiva do homem implica numa ação sobre a superfície terrestre, sendo assim se o espaço é desigual é porque a sociedade é desigual.

7. Quando e onde surgiram as primeiras tendências geográficas no Brasil?

No Brasil as primeiras tendências geográficas nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia a partir da década de 40, quando a Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, com a influência de Vidal de La Blache. Essa Geografia tinha como objetivo abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando leis gerais, de forma neutra, sem envolver as relações sociais no processo.

8. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente-as em 15 linhas.

Zona urbana é a área de um município caracterizada pela edificação contínua e a existência de equipamentos sociais destinadas as funções urbanas básicas, como habitação, trabalho, recreação e circulação. Na zona urbana é necessário que exista também algumas ações de melhoramentos como, meio-fio ou calçamentos, com canalização de águas pluviais, abastecimento de água, sistema de esgotos sanitários, rede de iluminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com