TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Como Formar um Planeta

Por:   •  10/6/2019  •  Resenha  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

Tudo se iniciou a cerca de 4,5 bilhões de anos, o planeta terra se forma a partir de poeira e rochas puxadas pela gravidade.No início a terra era um imenso mar de lava,e nela não existia oxigênio, apenas dióxido de carbono,nitrogênio e vapor d’água.

Um planeta denominado Theia vem em direção ao nosso planeta e acaba por se chocar, fazendo com que uma grande parte da massa de nosso planeta seja jogada no espaço. Com o passar do tempo, a gravidade faz com que um anel formado por esses detritos se forme ao redor do nosso planeta. A partir da acreção,fenômeno onde há uma junção de massas por choque,uma esfera com cerca de 3000 km de diâmetro se forma dando origem a  lua.  

A água chegou ao nosso planeta a partir de meteoros cerca de 39 bilhões de anos. Neles, pequenos cristais de sal continham água, e ao longo de 20 milhões de anos os bombardeios não deram trégua. Com isso grandes piscinas foram formadas, e consequentemente a temperatura da foi reduzida em cerca de 70 a 80°,o suficiente para a formação da crosta.

        Nosso planeta era muito instável, grandes tempestades se formavam devido a velocidade de rotação se encontrar acelerada,e também pela ação da gravidade da lua que se encontrava muito próxima da terra.Mas com o passar do tempo, a lua vai se afastando e as tempestades dão trégua.

        As bactérias unicelulares foram a primeira forma de vida a habitar por aqui. Essas mesmas bactérias formaram aglomerados, que foram denominados de estromatólitos.Eles se alimentavam a partir do processo de fotossíntese,onde é utilizado a luz do sol para transformar dióxido de carbono em glicose,e como consequência oxigênio era liberado.O oxigênio transforma restos de ferro na água em ferrugem,ela se desloca para o fundo dos oceanos.

        A cerca de 1,5 bilhão de anos a rotação do planeta já se encontrava mais lenta, e o dia durava por volta de 16 horas. Por baixo do oceano,a crosta se dividia em placas e o núcleo em constante atividade fazia com que essas placas se movessem, e derivado dessa atividade ilhas e oceanos são deslocados.Ao longo dos milhões de anos, um imenso continente foi formado devido as movimentações das placas: O Rodínia.

 750 milhões de anos atrás, o calor fornecido pelo núcleo da terra acaba por dividi-lo. Com a intensa atividade geológica, vulcões vêm à tona, e os mesmos lançam na atmosfera toneladas de dióxido de carbono.  Esse elemento se mistura a água das chuvas formando as chuvas ácidas.As rochas absorvem as chuvas ácidas e o dióxido de carbono presente nelas.Grandes quantidades de dióxido de carbono ficam retidas nas rochas.

        Por volta de 650 milhões de anos, o planeta se torna uma imensa esfera de gelo causada pela falta de dióxido de carbono na atmosfera para bloquear o calor do sol ao redor do planeta.

        A superfície da terra continua gelada, mas seu interior permanece mais quente que a superfície do sol e com isso novos vulcões entram em erupção e continuam a liberar toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Sem as pedras na superfície para absorver parte desse dióxido por estarem cobertas por gelo, todo esse material se acumula no meio, impedindo que o calor do sol penetre e após 15 milhões de anos com a dissipação do dióxido o gelo se põe a derreter.

Depois a era glacial, 540 milhões de anos atrás, as bactérias unicelulares evoluíram após a explosão Cambriana, que foi um período onde houve o aparecimento relativamente rápido de espécies em decorrência da grande quantidade de oxigênio presente na água.Existiam plantas e animais como os trilobitas,parentes dos insetos e o pikaia que  foi o primeiro ser a desenvolver algo parecido com o que seria uma coluna vertebral.

        Em terra firme, nenhum ser é capaz de viver, devido à radiação mortal fornecida pelo sol. Quando ela entra em contato com o oxigênio um novo gás chamado de ozônio é criado. Esse gás envolve o planeta e tem o papel de absorver a radiação e impedir que a radiação chegue até a crosta. Privada da radiação, a vida no solo prospera e os musgos se multiplicam liberando mais oxigênio.

        Alguns peixes se aventuraram fora da água e ao longo da evolução,eles utilizavam as nadadeiras como pernas onde as plantas dominavam.Os tetrápodes evoluíram e se estabeleceram fazendo da terra o seu lar.

        Ao decorrer de milhares de anos, a evolução continua e sementes de plantas tinham sua própria fonte de alimento e água e diferente dos esporos, essas sementes  poderiam passar de meses a anos sem ter contato com a água.

        Os artrópodes foram os primeiros seres a pisar em terra firme após a formação da camada de ozônio, eles se pareciam como os insetos dos dias atuais, com a diferença de ter um tamanho bem superior. O rilônomo foi o primeiro animal que depositava seus ovos fora da água, Ele se assemelhava a um lagarto e seria uma novo tipo de animal: um réptil O carvão que utilizamos nos dias atuais é um resultado da decomposição de inúmeras formas de vida que ao morrerem se depositavam no solo.

Há 250 milhões de anos os escutossauros, parentes distantes da tartaruga dividiam espaço com um predador nato denominado de gorgonopsídeo.Ele continha dentes enormes eram maiores que os escutossauros.

        Uma extinção em massa ocorreu em nosso planeta e ficou conhecida como “Extinção do Permiano”. Mudanças geológicas drásticas, que causaram erupções e consequentemente liberaram diversos gases que resultaram em um efeito estufa faz com que a água evapore e as plantas morressem e também a falta de oxigênio nos oceanos é apontada como motivos para todas essas perdas.

        Nas águas dos oceanos apenas algas cor de rosa sobreviveram. Elas resistiram ao calor e a falta de oxigênio. Com o calor, o gás metano  que é 20 vezes mais mortal que o dióxido de carbono é liberado do fundo do mar e se desloca para a atmosfera. Como consequência, a temperatura se eleva ainda mais chegando até 40°. Lava expelida para a crosta acaba com 95% da vida presente na terra, e só os seres que viveram embaixo da terra e se alimentando de qualquer coisa conseguiu escapar.

200 milhões de anos atrás o Pangéia era um super continente que se expandia e o planeta voltava aos eixos, com a vegetação voltando e o reinado dos dinossauros se iniciando. Os dinossauros foram se adaptando às condições existentes na Terra e o seu sucesso como animais dominantes no planeta estendeu-se por 165 milhões de anos, a que podemos chamar de era dos dinossauros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com