TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM EVIDÊNCIA: ANÁLISE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PALLA-P

Trabalho acadêmico: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM EVIDÊNCIA: ANÁLISE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PALLA-P. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.942 Palavras (20 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 20

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM EVIDÊNCIA: UMA ANÁLISE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PALMAS – TO

Láylla Cristhine Costa *

RESUMO

Este trabalho apresenta os desafios de uma educação voltada para a questão ambiental. A assim chamada educação ambiental tem crescido em relevância tanto nas discussões curriculares quanto em sua importância prática. As transformações provocadas no meio ambiente e a urgência em enfrentar essas mudanças põem à mesa de discussões a preocupação ambiental dentro do sistema educacional. O desafio, nesse caso, é aliar os conteúdos didáticos à questão ambiental. Através de pesquisa bibliográfica, buscamos com o presente artigo analisar aspectos relevantes da educação ambiental no que tange a busca pela melhora da qualidade de vida no Planeta através da inserção desse componente no currículo educacional em escolas e universidades. Nossa pesquisa não se fundamenta apenas no sentido da educação formal (escolar), mas nos aspectos relevantes que o cuidado com o meio ambiente pressupõe na formação de indivíduos conscientes e co-responsáveis pela preservação ambiental com vistas à sustentabilidade.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Currículo, Meio Ambiente.

ABSTRACT

This paper presents the challenges of an education focused on environmental issues. The so-called environmental education has risen to prominence both in discussions on curriculum and its practical significance. The changes wrought on the environment and the urgency to address these changes bring to the table in discussions of environmental concern within the education system. The challenge here is to combine the educational content to environmental issues. Through literature, this article sought to examine relevant aspects of environmental education regarding the search for improved quality of life on Earth through the inclusion of this component in the educational curriculum in schools and universities. Our research is based not only in the sense of formal education (school), but the essential points that care about the environment requires the formation of conscious individuals and co-responsible for environmental preservation towards sustainability.

Keywords: Environmental Education, Curriculum, Environment.

1 INTRODUÇÃO

A temática envolvendo o cuidado e a preservação do meio ambiente têm recebido atenção especial nas últimas décadas. Mais do que estar presente em mesas de discussão em nível mundial, é uma questão que deve se fazer presente no cotidiano de todos os seres humanos.

Diante disso, observada a necessidade de conscientizar as gerações atuais sobre a necessidade de se garantir a sustentabilidade para as gerações futuras, uma vez que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso dos recursos naturais disponíveis pelo ser humano, a discussão sobre a questão ambiental passou a fazer parte do currículo escolar, evidenciando um novo aspecto no campo da educação: a educação ambiental.

O foco do presente artigo reside justamente em analisar esse novo aspecto da educação; a temática meio ambiente enquanto componente curricular. Justificamos a realização do mesmo pela relevância que incorporar a questão ambiental no campo da educação significa na formação da consciência ambiental.

Mais do que aulas sobre preservação do meio ambiente, o tema educação ambiental engloba a tomada de consciência sobre a urgência em lidar com o meio ambiente somando com um conjunto de valores que podem ser transmitidos tanto em sala de aula – na educação formal – como no seio da própria família ou em qualquer outro segmento da sociedade – educação informal.

Embora exista essa discussão sobre a educação ambiental no ensino informal – aquele que se aprende fora da estrutura física da escola, buscamos focar nossa atenção exatamente na educação formal, na educação ambiental como componente do currículo das escolas.

A educação ambiental, discutida e analisada no presente trabalho, não deve corresponder a uma única disciplina específica. Tratar a questão ambiental, nesse sentido, exige considerar a perspectiva de tomada de consciência com vistas à sustentabilidade, visando construir um modo de ver e agir no mundo em que se evidenciam as inter-relações e interdependências dos diversos elementos que constituem e mantêm a vida.

A metodologia utilizada para a realização do presente trabalho consta de pesquisa bibliográfica sobre a questão ambiental e sua relação com a educação, com ênfase nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), legislação específica, bem como livros e artigos sobre o assunto. Também realizamos pesquisa de campo, através de questionário composto por seis perguntas, respondidas por trinta alunos da rede pública na cidade de Palmas – TO.

2 A QUESTÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que norteiam o sistema educacional brasileiro,

A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Essa consciência já chegou à escola e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão, por educadores de todo o País. Por estas razões, vê-se a importância de se incluir a temática do Meio Ambiente como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda prática educacional (BRASIL, 2003, p. 15).

Assim, ao aproximar a questão ambiental do currículo da escola, sob o prisma da educação ambiental, o que se coloca são aspectos vinculados aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da eqüidade.

A questão ambiental não é algo recente na história da humanidade. Desde os primórdios o ser humano foi estabelecendo uma relação de poder e controle sobre a natureza. O desenvolvimento tecnológico acentuou essa relação. Assim, à medida que a sociedade/humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza com vistas à satisfação de suas necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos relativos ao uso do espaço e dos recursos disponíveis em função da tecnologia, também disponível.

Nos últimos séculos, foi imposto um modelo de civilização que trouxe em seu bojo a industrialização, com todo um modelo de produção e organização do trabalho. Esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com