TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

Por:   •  28/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INTERATIVA

PROJETO PEDAGÓGICO:

INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

Aluna(s):

Cira Flordemiro da Silva Freitas RA 1403695

Griciane Romão de Souza Silva RA 1410960

POLO

Cachoeiro de Itapemirim

Dezembro/2014

CIRA FLORDEMIRO DA SILVA FREITAS

GRICIANE ROMÃO DE SOUZA SILVA

PROJETO PEDAGÓGICO:

INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

Projeto apresentado à Universidade Paulista interativa - UNIP, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto, ministrada pela professora Raquel Maia Bokums.

POLO

Cachoeiro de Itapemirim

Dezembro2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1.1. IDENTIFICAÇÃO DO TEMA

1.2. IMPORTÂNCIA

1.3. CONTEXTO PROBLEMÁTICO

1.4. OBJETIVOS

1.4.1. Objetivos gerais

1.4.2. Objetivos específicos

1.5. JUSTIFICATIVAS

2. DESENVOLVIMENTO: ETAPAS DO TRABALHO

3. RESULTADOS

4. CONCLUSÃO

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RESUMO

A Biblioteca Municipal Rubem Braga, fica na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, a mesma é um espaço educacional e social, com uma demanda considerável de alunos, tendo seu horários pré estabelecidos, e sendo grande a circulação de pessoas durante todo o dia acumulando assim resíduos dos mais diversos.

A mesma conta com grande acervo de livros de literatura, revistas, jornais e material didático, que normalmente já é recomendado pelos professores da rede municipal e estadual de ensino, para serem utilizado como fonte de pesquisa.

É evidente a importância da Educação Ambiental, para isso será necessário oferecer meios para que cada aluno que adentre o espaço da biblioteca compreenda a seleção natural, das ações humanas e as consequências de nossos atos, para nós seres vivos e para o ambiente.

A finalidade desse projeto é o desenvolvimento enquanto espaço educacional, na coleta seletiva do lixo, envolvendo educandos, educadores, funcionários os pais e responsáveis. Acalentando sempre a ideia de que nossas ações geram ações. Neste contexto é de suma importância evitar o desperdício, fazendo uma coleta consciente e sustentável.

Palavras-chave: Espaço bibliotecário, Educação ambiental. Coleta seletiva.

INTRODUÇÃO

O presente projeto visa viabilizar de forma sucinta a integração de um

espaço educacional e social envolvendo a educação ambiental frente ao dia-a-dia da realidade vivida, envolvendo todos na dinâmica seletiva de resíduos, sendo este um assunto de relevância.

Atitudes e hábitos errôneos interferem na qualidade de vida, e o exercitar de participação de todos possibilita a auto realização consciente. A biblioteca conta com coleta periódica de lixo, sendo interessante a realização da coleta seletiva onde todos os resíduos possam ser corretamente coletados. E nesse espaço não só os alunos poderão adquirir conhecimento a cerca da coleta seletiva de lixo, mas qualquer pessoa que tenha esse interesse.

TEMA

Não é novidade a alta produção de lixo, importante se faz a separação, reciclagem onde envolve interesse, aprendizagem e condições pata tal.

DELIMITAÇÃO DO TEMADO TEMA

Visando essa temática de sensibilizar toda a esfera desse espaço educacional e social, e contribuir para o desenvolvimento educacional com relação ao cuidado do nosso ambiente, da nossa escola, como nossa casa extensiva. Buscando sempre alternativas de se evitar desperdícios, incluindo assim todos os resíduos produzidos no ambiente a serem corretamente acondicionados.

PROBLEMA

Toda espaço seja ele social ou educacional esbarra em diversas dificuldades, e promover esse conhecimento de coleta seletiva, inclui em aparatos de cartilhas de educação continuada, folhetos de cunho prático para que seja feita a promoção do conhecimento, além de toda a dinâmica da apresentação. Como implantar um projeto de separação de lixo, e adquirir todos e recipientes adequados para que seja feito o descarte de acordo.

HIPOTESE

Faz-se necessário a participação de todos. Consciência e interesse de colocar em prática uma dinâmica que deve ser praticada em todas as esferas da vida. E termos a sensibilidade de entendermos como seria melhor se todos optassem por fazer essa seletiva.

JUSTIFICATIVA

A realização deste projeto teve como motivação o fato da Biblioteca ter uma coleta periódica, e não ter a coleta seletiva, e que toda a comunidade não tem esse aprendizado, não fazendo nenhum tipo de separação de lixo. A participação da comunidade nesse espaço é relativamente grande, principalmente por parte de alunos de várias escolas. Importante ressaltar que a informação deve se estender de forma concisa, e explicativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com