TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Nome: Josimare Lacerda Brancão   RA: 2861116351

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e  Diversidade.

Disciplinas Norteadoras : MULTICULTURALISMO E A DIVERSIDADE

Rio Grande / RS

28/04/2015

Nome: Josimare Lacerda Brancão   RA: 2861116351

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Desafio Profissional Conclusão das disciplinas Educação e Diversidade e Estruturas Organização da Educação Brasileira , sob orientação da Tutora Maria Claudia Tiveron Leme da Costa.

Rio Grande / RS

28/04/2015

2- Introdução

         O trabalho foi desenvolvido através de vídeos assistidos e pesquisas na internet, afins de expor conhecimentos.

         O objetivo é mostrar que multiculturalismo e diversidade estão relacionadas diretamente na educação , pois torna-se mais atrativo ao abordar o assunto em sala de aula com os alunos , trata-se de características de varias culturas em  região , na sala de aula temos culturas diferentes entre alunos professores e funcionários.

Oferecer ao aluno a conhecer um Brasil complexo e multiculturalista , e a avaliar a importância dos valores e diferenças de raças, credos e etnias e de culturas existente dos grupos sociais em nosso país.

O multiculturalismo e a diversidade na educação contribui para superar a crise pela qual a educação brasileira passa, para se tornar uma escola atentos  nas diferenças e inclui em nossos desafios e escolares  diários.

Nesse desafio profissional ,vai ser comentado principalmente sobre o Multiculturalismo e a Diversidade.

Passo 01

Documentos.

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às Diversidades e ao Multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional  ( LDBEN 9.394/96 )

Esta  lei abrange a melhor forma de abordar o assunto diversidade e liberdade de expressão em sala de aula. E baseada no desenvolvimento familiar , na convivência de grupos sociais , no trabalho, instituições e manifestações culturais .

Lei LDB de 1996 teve diversas mudanças . Igualdade e condições educacionais para todos , permanência na escola respeitando a diversidade cultural de cada região .

Liberdade de ensinar e aprender e divulgar culturas e etnias ,respeito a liberdade e a tolerância ,direito a creches , pré-escola e a ensino fundamental e ensino médio obrigatório e gratuito , valorização de atividades extras – escolares e do profissional da educação .O dever do Estado com a educação publica e a efetivação a garantia do ensino obrigatório e gratuito para o ensino fundamental ,mesmo para aqueles que não tiveram acesso na idade própria do ensino, para o ensino médio para aqueles que são trabalhadores , e para os que tem necessidades especiais sem distinção de qualquer grupo social , raça e etnias.

Parâmetros Curriculares Nacionais  ( PCN )

Foi criada para garantir a formação básica ,que nenhum cidadão tenha uma educação deficiente.Objetivo é respeitar as diferenças entre vários grupos sociais e culturas de cada região , fazer com que as crianças dominem o reconhecimento   que necessitam para conviver em sociedade.

Se oferecermos as crianças o acesso ao recursos culturais , para conquista de sua cidadania, valorizar a sua identidade cultural e recursos que incluem trabalhos escolar,preocupações com o meio ambiente,com a saúde , com a sexualidade, e com as questões éticas de igualdade de direitos a dignidade do ser humano. PCN estão divididos para facilitar o processo de trabalho das instituições ,na área de conhecimento são seus volumes como Lingua Portuguesa , Matematica , Ciencias  naturais, Historia , Geografia , arte e educação física .

Outros três volumes compõem  temas transversais , Oprimeio justifica porque o trabalhador com temas transversais uma abordagem sobre a ética ,segundo tratam de pluralidade cultural e orientação sexual  e o terceiro meio ambiente e saúde . Atraves dai cada instituição consegue montar seu projeto  pedagógico , adaptando a realidade social da localidade existente.

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação da Relações Etnico –Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Oprograma de ensino deve ser voltada introduzida no ensino a historia e cultura africana , afro-brasileira  e indígenas no currículo escolar na educação básica. Alei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da educação Nacional asseguram os direitos de igualdade , a condições de vida,a cidadania às historias e culturas e diferentes fontes da cultura a todos os brasileiros.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil,volume 1

A educação infantil está crescendo cada vez mais , pois o crescimento da mulher no mercado de trabalho , faz com que cada vez mais as famílias precisem ter os filhos em creches , na pré escola , em idade de zero a seis anos .Assim faz com que o governo  tenha mais creches e pré escola para essa faixa etária que tenha uma educação básica e uma qualidade de desenvolvimento integral e de cidadania educativa. As crianças tem o direito de ter experiência  prazerosas nas instituições de ensino ,respeitando a pluralidade  ea diversidade da sociedade brasileira onde vivem com isto auxilia na implementação de programas e curriculares de acordo  com a realidade de uma sociedade, sabendo que só isto  não vai resolver o problema na educação , pois envolve questões politicas , orçamento ,valorização dos profissionais da área , garantindo um espaço físico adequado , materiais suficiente de qualidade e quantidade.As crianças sentem e pensam que o mundo é de um jeito próprio deacordo com o meio em vivem, eo ambiente sempre acolhedor ajuda a interação entre colegas.

Passo 02

TITULO: Comemoração do Dia da Mães da Escola Municipal Anahy Navarro Trovão.

DISPONIVEL :www.blueinternet.com.br/gazetadolitoral

A escola Municipal Anahy Trovão realizou atividades de comemoração no dia da Mães , está escola atende alunos com deficiência ,comemoração teve como objetivo trazer os pais para dentro da escola unindo alunos e família , trazendo motivação ao mesmos. As atividades apresentadas pelos alunos foi a dança com uma musica sertaneja , e uma apresentação de um vídeo com imagens de seus filhos desde a entrada na escola quando pequenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com