TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistemas, Biomas E Dominios Morfoclimaticos

Dissertações: Ecossistemas, Biomas E Dominios Morfoclimaticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  2.599 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUCÃO

O trabalho irá falar sobre ecossistemas, biomas e domínios morfoclimaticos.

OBJETIVOS

Tenho como objetivo nesse trabalho, distinguir as diferenças entre os biomas, os domínios morfoclimáticos e o ecossistema, e também caracterizar e localizar os ecossistemas do Brasil.

Biomas: Uma área de grandes dimensões com características em comum de clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo. Visualmente apresenta uma paisagem vegetal de aspecto semelhante, apesar da diversidade de vegetação que os compõem.

Domínio morfoclimático: É um conjunto espacial de certa ordem de grandeza onde existe uma coerência no aspecto do relevo, nos tipos de solo, na vegetação, no clima e na hidrografia.

Ecossistema: É um complexo onde ocorre a interação entre seres vivos e os elementos não vivos (bióticos e abióticos) havendo transferência de energia e de matéria entre eles. Um sistema natural comandado por fluxos de energia.

Notas básicas.

Um domínio pode conter mais de um bioma e mais de um ecossistema. Por exemplo, no domínio do cerrado o bioma predominante é o cerrado, mas também ocorrem matas galeria e formações campestres. No domínio dos mares de morros predomina a Mata Atlântica, mas ocorrem bosques de araucárias e ecossistemas costeiros.

De modo geral, bioma e ecossistema são termos mais usados em biologia e domínio morfoclimático e paisagem natural são mais usados em geografia.

Os mapas abaixo representam respectivamente: os ecossistemas, os biomas e os domínios morfoclimáticos do Brasil.

JUSTIFICATIVA

Esse trabalho é importante para que eu possa aprender sobre as diferenças entre ecossistema, biomas e domínio morfoclimático.

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

1º Introdução e Objetivos;

2º Justificativa, Procedimentos Metodológicos;

3º, 4º, 5º, 6º e 7º Desenvolvimento;

8º Considerações Finais;

9 º Bibliografia;

Amazônia

É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies de peixes.

O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.

Cerrado

O solo é um fator essencial para o crescimento e desenvolvimento da vegetação, pois é a fonte de nutrientes que será utilizada no metabolismo da planta. Para que o vegetal possa crescer e se desenvolver adequadamente é necessário ser eficiente na absorção e utilização dos minerais disponibilizados.

A eficiência nutricional é a capacidade que uma planta tem de absorver e utilizar os nutrientes disponíveis. Assumindo este conceito, plantas com alta capacidade de absorção e utilização de nutrientes, conseguem ter maior produtividade primária. Assim quando há a dificuldade de obter esses nutrientes, por vários fatores, principalmente os que serão apresentados mais a diante, essas plantas reduzem sua eficiência, pois são encontradas com déficit nutricional.

O Cerrado é considerado um mosaico de biomas, e o solo, em geral, é classificado como latossolo, ácido e distrófico, apresentando baixa concentração de nutrientes (N, P, K, Ca, Mg), além da alta saturação de alumínio. A deficiência nutricional é um fator que caracteriza bastante a vegetação dos biomas savânicos do Cerrado. A baixa concentração de nutrientes e alta concentração de alumínio no solo contribui para a baixa produção de biomassa aérea das plantas (crescimento), causando o escleromorfismo da vegetação nativa e também influencia na baixa produção de serrapilheira ao longo do ano, quando considerado os biomas savânicos do Cerrado. Haridasan (2000) exemplificou isso, quando observou no Cerrado (bioma) uma produção de serrapilheira de apenas de 2 a 3 mg h-1 ano 1 enquanto que no Cerradãoa produção era maior, chegando a 7,8 mg h-1 ano 1, isso por que o Cerradão caracteriza-se por apresentar um dossel contínuo com árvores de grande porte (8 a 15 metros). Já no Cerrado (bioma) há o predomínio das gramíneas.

Biomas brasileiros

Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.

No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com