TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 9


[pic 1]

Universidade Anhanguera-UNIDERP






Educação e Diversidade



Estrutura E Organização Educação Brasileira

 

                                                                 Nomes: Laércio Mota Barbosa

                                                                         RA: 2835317168

                                                                           Carla Cristine Garcete Nascimento

                                                                             RA: 2858128152

                                                                  Curso: Geografia      Série: 1°

                                                                               

                                                                                                   


JARDIM-MS
2015

Introdução

Tendo como objetivo, mostrar a utilidade do uso da tecnologia, seus acessos e aperfeiçoamentos no processo de ensino aprendizagem, compreender sua ampla e complexa evolução, como algo que envolva aperfeiçoamento e comunicação com o mundo, o desenvolvimento de modo geral, se aprofundando especificamente no que abrange em sua contribuição na educação, oferecendo e contribuindo através de inúmeras atividades, um curso preparatório específico aos alunos da ONG, onde estes alunos serão preparados para as adversidades que encontrarão em busca de um lugar no mercado de trabalho que se encontra cada vez mais concorrido, os candidatos estão cada vez mais preparados, utilizando de inúmeras atividades que envolvam meios tecnológicos na transmissão do conhecimento em aulas práticas e teóricas.

O projeto tem como finalidade proporcionar a estes educandos que serão atendidos, entre crianças e adolescentes, o aprendizado necessário e satisfatório que capacite estes para uma melhor interação com o mundo profissional.

Desenvolvimento

Ambiente/Sala Temática: Sala de Tecnologia

Usuários: Docentes e Discentes

Recursos Tecnológicos

Justificativa e Estratégia de Uso

Objetivos

Aplicação de Tecnologias Assistivas

Computadores

O uso da tecnologia/

Fundamental.

Desenvolvimento e capacitação cognitiva (intelectual), noções de informática.

Software de jogos pedagógicos.

Pesquisas e editores de texto.

Datashow

Fundamental para transmissão de informações importantes...

Interação e aprimoramento de

Informações.

Vídeos educativos e conscientizadores

O uso da tecnologia é essencial nos dias de hoje, sabemos o quanto é importante estar incluso neste meio tecnológico onde temos grandes benefícios e facilidades no dia a dia. Hoje as escolas e organizações têm como um objetivo principal a educação, cabe o educador utilizar meios diferentes e inovadoras na transmissão do conhecimento o que possibilita uma grande variedade na aplicação de conteúdos didáticos, inovando na forma do ensinar e aprender, sendo capaz de se adequar aos vários conteúdos a serem aplicados em sala de aula.

O computador e outras mídias como data show  possibilitam o uso de software que tem infinitas finalidades, desde atividades especificas em uma certa disciplina, jogos educativos, transmissão de informações através de vídeos,  documentários, filmes e imagens que possa facilitar a interação, tornando as aulas mais agradáveis de forma expressiva e lúdica, desenvolvendo a criatividade dos alunos.

Estes recursos serão utilizados para as apresentações durante as aulas realizadas tanto pelos professores e alunos para a interação dos mesmos, os computadores serão utilizador para instalação de softwares com diversas finalidades de despertar o interesse e a criatividade dos alunos, o datashow ira fazer apresentações de vídeos educativos de diversos temas e com interações de debates e aula conferências podendo ser utilizado para apresentação de reportagens e/ou palestras, facilitando o aprendizado, Aplicativos com acesso a livros digitais e games educativos entre outros transforma o conteúdo e promove a curiosidade e iniciativa dos alunos.

O ponto fundamental do projeto é que estes recursos poderão ser utilizados em varias disciplinas não só para aplicação de cursos específicos.  Sabemos que a  tecnologia esta em constante mudanças, sempre inovando e criando novas ferramentas visando aprimorar cada vez mais seu uso em nosso cotidiano, tornando-se fundamental  e essencial , pois não tem limite de idade para ser usufruída.  O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais uma interação com as tecnologias, porém precisamos acompanhar de uma forma que possamos utiliza-las a nosso favor.

Há muitas formas de compreender a tecnologia. Para alguns ela é fruto do conhecimento científico especializado. É, porém, preferível compreendê-la da forma mais ampla possível, como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente sua vida mais satisfatória, agradável e divertida. Neste sentido amplo, a tecnologia não é algo novo - na verdade, é quase tão velho quanto o próprio homem, visto como homem criador. (CHAVES, Eduardo O. C. 1999. p 01)

Deixa de ser apenas um meio de comunicação e interação para se tornar indispensável, com o uso correto, na comunidade escolar sabemos o quanto é importante o uso de um computador e internet como meio de pesquisas, na busca de informações, aperfeiçoamentos, etc.

A ONG tem como principal objetivo disponibilizar de oportunidades a crianças e jovens carentes de uma educação mais adequada e digna, procurando assim, dar oportunidade e preparar estes jovens com conhecimentos que possam abrir portas para varias oportunidades que aparecerão e deixa-los preparados, garantindo um lugar seguro onde possam estar praticando vários tipos de atividades, além de cursos específicos de profissionalização, também oferece reforço escolar em todas as disciplinas, atividades físicas, dança, artesanato, horticultura, etc. O presente projeto visa introduzir a tecnologia na vida destes educandos, deixar os educadores preparados para esta inovação que vem cada dia mais ocupando espaço dentro das salas de aula, e com isso deixando as aulas mais interativas e interessantes, podendo ser aplicadas em qualquer disciplina, curso, aulas de musica, dança, cursos profissionalizantes onde os mesmos estarão aprendendo a manusear estas novas ferramentas, seja qual for o recurso tecnológico usado, a questão é preparar estes alunos para o mundo, criando igualdade e oportunidade entre os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (98.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com