TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Renovável e Não Renovável

Por:   •  23/8/2016  •  Resenha  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]


Introdução

As discussões em relação às formas de se produzir energia e seus impactos no meio ambiente são frequentes nos dias de hoje, especialmente por causa dos constantes alertas aos que somos submetidos acerca dos problemas ambientais, como efeito estufa, alagamentos e secas. A busca por fontes de energia sustentáveis, ou seja, que preservam o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, está sendo amplamente divulgada pelas mídias.

Este trabalho apresentará de forma sucinta as características de várias fontes de energia de acordo com suas classificações em renováveis e não renováveis, fazendo um paralelo entre elas para que suas vantagens e desvantagens fiquem claras. Espera-se com isso mostrar que apesar de algumas fontes serem tidas como perfeitas e maravilhosas, também têm seus pontos fracos.


Fontes Renováveis

De acordo com a Wikipédia:

Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos (…)

Se nos atentarmos bem a essa definição, perceberemos que a mesma está incompleta, visto que nem todos os recursos naturais são naturalmente “reabastecidos”, como por exemplo o carvão, o petróleo e o urano, e portanto, não são caracterizadas como fontes de energia renovável.

Os exemplos mais clássicos de fontes de energia renováveis são:

  • o sol;
  • o vento;
  • o calor natural da Terra;
  • o movimento das águas;
  • a matéria orgânica.

Energia Renovável no Brasil

Atualmente, 85,4% da energia elétrica consumida no Brasil provém de fontes renováveis (EPE, 2009). A grande fonte responsável por essa elevada porcentagem é a cana-de-açúcar, utilizada para produzir etanol.

A primeira usina solar fotovoltaica do Brasil foi inaugurada em 2011 no interior do Ceará e tem a capacidade de produzir 1 megawatt. A energia eólica não fica para trás. O interesse do país na produção de energia através da força dos ventos vem crescendo a cada ano:

Ano

Capacidade de Produção

2005

25 Megawatts

2011

1000 Megawatts

2014

4500 Megawatts

2020 (previsão)

20 Giga watts

Podem surgir muitas outras fontes de energia renováveis, mas quando se fala de Brasil, é impossível não falar das hidrelétricas. A maior parte da energia consumida aqui é produzida através do movimento de bobinas pela água. Porém construção de novas usinas hidrelétricas significa impactos ambientais como grandes áreas que são inundadas, alterando o ecossistema.

Além das já citadas fontes, o Brasil também investe na produção de energia através da queima de biomassa que tem grandes chances de sucesso visto o seu baixo custo.

Fontes Não Renováveis

Considerando que já conhecemos o significado das fontes renováveis, fica fácil deduzir a definição das fontes não renováveis. São as fontes de energia que dependem de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis.

Como exemplos podemos citar:

  • o petróleo;
  • o gás natural;
  • o carvão mineral;
  • a energia nuclear.

Afinal de contas, ninguém vê petróleo sendo produzido o tempo todo. Isso leva milhões de anos e supõe-se que seja uma fonte esgotável já que sua matéria prima, os fósseis dos dinossauros, vai acabar um dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com