TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de laboratório: Compactação

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 7

Ensaio de laboratório:

Compactação

........ Trabalho apresentado ao Curso engenharia civil da unic (Universidade de cuiabá), como requesito para a parcial da disciplina mecanica dos solos I.

Professora: Maria Aparecida Domingues

CUIABÁ/MATO GROSSO

2017

ÍNDICE:

1- Objetivo

2- introdução

3- Equipamentos

4- Procedimentos

5- cálculos

6- Resultados

7- Anexos

8- Bibliografias

1 Objetivo:

Este ensaio tem por objetivo mostrar os resultados de ensaio de compactação assim como Determinar a umidade ótima do solo (hot), para uma dada energia de compactação e determinar a densidade máxima (d.max) associada a umidade ótima realizado na universidade de Cuiabá (UNIC), No dia 08/05/2017 no período noturno no laboratório de mecânica dos solos, ministrado pela professora ( Maria Aparecida Domingues), sendo o material coletado do alto Araguaia em mato grosso, e o tipo de compactação realizado proctor intermediário 26 golpes portanto ao Proceder a realização do ensaio de compactação tipo Proctor ( intermediário) é para achar dois parâmetros importantes: achar uma curva de compactação e daí achar umidade ótima e densidade máxima (ramo seco, ramo úmido).

2 Introdução:

A compactação e um processo de densificaçao do solo através de vários equipamentos (soquete padronizados e apropriado para uso em laboratório, rolo de compactador este e usado em trabalho de campo etc.). Por exemplo: Uma demonstração de compactação realizada em campo, um solo transportado por um veículo e colocado em um aterro, as suas principais características apresenta - se como solo com baixa resistência, fofo deformável e heterogêneo, com a compactação deste solo ele irá se comportar da seguinte forma vai aumentar os contatos com os grãos, vai ser tornar um aterro homogêneo, redução dos índices de vazios várias propriedades do solo tem uma elevada melhora para diversas utilidades( aterros, pavimentos rígidos e flexível, barragens de terra, muros de arrimo etc.) Seu o objetivo também aumentar a rigidez a resistência e reduzir a permeabilidade.

O ensaio de compactação e realizado obedecendo as seguintes normas NBR7182 (Execução de ensaio, realizado com ou sem reuso do material com umidade higroscópica) NBR 6457 (Preparação com secagem previa com umidade higroscopia).portanto seu sua principal função ao realizar este tipo de experimento e reduzir os índices de vazios, reduzir seu volume e tornar o solo mais estável e apropriado para os trabalhos de engenharia que for realizado neste local, a sua idealização simples e pratica tem bastante aplicabilidade nas obras de engenharia civil, mas para chegar a este processo ideal e fundamental a quantidade de energia aplicado na amostra seja constante e o teor de umidade seja ótima, para chegar a um resultado satisfatório. Segundo Caputo (2012, p172) ‘’ a compactação e expulsão do ar e no adensamento a expulsão da agua‘’.

Para pinto (2012, p78) ‘’ há portanto, para a energia aplicada, um certo teor de umidade, denominado umidade ótima, que conduz a uma massa especifica seca máxima, ou uma densidade seca máxima’’. Portanto o ensaio de compactação e de suma importância para engenharia civil, assim como sua aplicabilidade dentro da construção civil, entender estes conceitos e o ensaio contribui para amadurecimento das informações, certamente vai se tornar um profissional habilitado para compreender e fazer as suas aplicações em campo.

3 Equipamentos:

Cilindro (volume do cilindro - V = π * r² * h – cm³)

Soquete (4,5kg)

Disco (2 polegadas)

Bandeja para solos

Colher de pedreiro (para manusear o solo)

Almofariz (porcelana)

Mão de gral com borracha (destorroar o solo no almofariz)

Cápsulas (para armazenar amostra solo saturado – para achar umidade)

Cápsulas (para armazenar amostra de solo – passada na peneira nº 4 ABNT/NBR 5734 - para achar água higroscópica)

Extrator de amostras

Proveta graduada (água)

Balança de precisão

Régua de nivelamento para nivelar a superfície superior do corpo de prova de solo – que se chama régua de aço biselada (para rasar o excesso de material na altura exata do molde)

Estufa (105º a 110º C)

Luvas e pinça de segurança (manusear a estufa)

Peneiras de 3/8 e nº 4

Repartidor de amostras

Papel filtro circular de 15 cm

Todos os equipamentos utilizados são de acordo com as normas para execução do ensaio e preparação do ensaio.

4 Procedimentos:

O determinado procedimento e seguido pela norma a qual e regido este ensaio, tipo de solo usado no ensaio amostra de reuso, o material foi previamente seca ao ar, colocado em 5 bandejas com 7 kg cada.

Segundo Caputo (2012, p175) ‘’ consiste em compactar uma amostra dentro de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com