TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritos da Educação - PIERRE BOURDIEU

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Identificação da Obra

BOURDIEU,Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: ______ Escritos de Educação. Org. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis,Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013. p. 43-72

Resenha da Obra

O capítulo A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura foi extraído da Obra Escritos de Educação de Pierre Bourdieu onde foi organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. O presente capítulo é subdividido em quatro secções, sendo o primeiro deles intitulado de A transmissão do capital cultural, nesta o autor trata do capital cultural como forma de relação, onde é muitas vezes encontradas no âmbito entre o nível cultural global da família e o êxito escolar da criança podendo concluir que a ação do meio familiar e o nível cultural do grupo familiar interfere no êxito escolar da criança já que esse possui caráter cultural. Mesmo que o êxito escolar esteja ligado ao grau de escolaridade e cultural do pai ou da mãe existem significativas variações no êxito escolar de crianças em os pais pertencem a níveis desiguais, em que se faz necessário que se avalie as vantagens e desvantagens transmitidas pelo meio familiar em que não se deve levar em conta apenas o nível cultural dos pais, mas também deve-se levar em consideração os ascendentes. Portanto, devido a lentidão do processo de aculturação, ainda ocorre a separação de indivíduos iguais quanto o êxito social e ao êxito escolar não levando em conta as diferenças de acesso a cultura, assim podemos compreender que a nobreza cultural também possui seus graus de descendência. Assim, ao identificar o nivel cultural dos antepassados, mesmo com alto nivel do cursos permite explicar as mais diversas variações do êxito escolar.

Contudo, as crianças mais favorecidas não devem ao seu meio somente os hábitos e treinamento diretamente utilizáveis nas tarefas escolares, a vantagem mais importante é que elas herdam também saberes, gostos em que  a rentabilidade escolar é tanto maior quanto mais frequente atitude são atribuídos dom. A cultura Livre condição explícita do êxito escolar ainda é muito desigualmente repartida entre os estudantes originarios das diferentes classes sociais e pois a desigualdade de seleção e a ação homogeneizante da escola não fizeram se não reduzir as diferenças.

Na segunda seccao intitulada de A escolha do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com