TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Urbano No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Espaço Urbano No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de URBANIZAÇÃO Processo de crescimento da população urbana em ritmo mais acelerado, que o crescimento da população rural, ou seja, o processo de transferência da população rural para o meio urbano. Qualitativamente, trata-se de um processo de transição de um padrão de vida econômico apoiado na produção agrícola para outro, baseado na industria, no comércio e nos serviços. Nesse contexto, extingue-se a produção agrícola voltada para o autoconsumo,e os agricultores passam a se especializar produzindo para a venda.O meio urbano torna-se os MERCADOS CONSUMIDORES de gêneros agrícolas e tanto citadinos como camponeses passam a ser foco da produção de mercadoria industrial.

Nos países desenvolvidos a partir do século XIX, as taxas de população urbana cresceram de maneira acelerada, esse crescimento foi fundamental para a consolidação do capitalismo. O meio urbano passou assim a concentrar os conglomerados bancários, as empresas de transporte e os centros de pesquisa e tecnologia. Nesses países hoje, mais de três quartos da população já vivem no meio urbano.

No século XX que as cidades passaram a crescer no Brasil, período logo após a independência Foi a consolidação do capitalismo não só nas cidades mas no campo também, ampliando assim as relações de produção.Porém,o crescimento do setor de serviços, do setor bancário e empresarial, ou seja, a inserção da tecnologia só foi obtida a partir dos investimentos estrangeiros, o que foi acentuando uma grande dívida externa e dependência econômica que perdura até os dias atuais .

Características do espaço urbano:

O espaço urbano é o centro das decisões políticas e econômicas, o local de maior movimentação cultural. O valor da terra nas cidades é medido em função da localização. As zonas comerciais localizam-se geralmente na região central.Quando ainda não existia um sistema de transportes realmente eficiente a região central apresentava maior acessibilidade do que outros pontos do aglomerado urbano.Hoje, criou-se um sistema mais efetivo de locomoção o que permitiu a criação de novas zonas comerciais afastadas dos centros, os shoppings centers.Hoje morar na região central não significa mais alto luxo como antes, a população rica mudou-se para os arredores do centro ou para os condomínios fechados com grande infra-estrutura.

Hoje, o mercado urbano determina a produção agrícola,sobrepondo-se ao espaço rural.

Hierarquia urbanaA analise da rede urbana é estabelecida a partir das características das cidades.As mais desenvolvidas, são mais importantes e influentes na região, visto que oferecem maior oferta de bens e serviços.Assim, cada categoria hierárquica fica subordinada a um centro maior.O crescimento das cidades grandes determina as METRÓPOLES ou seja, as cidades acabam por absorver as cidades vizinhas formando áreas conurbadas.

Nesse crescimento exarcebado das cidades cria-se um impasse: não é possível inserir toda a população no mercado de trabalho. Nisso, cria-se um verdadeiro exército de desempregados, e conseqüentemente aumenta-se espantosamente a violência, o nascimento de favelas e aglomerados de habitação precária,a fome, miséria e surge o setor informal da economia. É a explosão urbana, gerada pelo empobrecimento de grande parte da população e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com