TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço intra-urbano no Brasil

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.356 Visualizações

Página 1 de 2

_____________________________________________________________

      Neste capítulo procura-se abordar localização das classes sociais e sua articulação juntamente com a acessibilidade, e o efeito dos transportes e das vias de transporte sobre a estrutura Urbana, ou seja, trata-se de uma análise sobre o estudos das localizações intra- urbana. Os elementos da estrutura urbana investiga as formas e as direções de expansão territorial das metrópoles.         Nossa rodovias foram construídas para atender a uma demanda regional de transportes. Não foram construídas para o transporte urbano de passageiros. é bem verdade que já em meados do século XIX havia serviços ferroviários suburbanos no Rio de Janeiro, mas não foi esse o motivo principal da construção da ferrovia. Com o crescimento dinâmico influenciado pelas ferrovias e rodovias regionais determinam a acessibilidade na cidade e conseqüentemente uma maior expansão urbana ao longo delas, porém, essas vias fazem com que a cidade cresça de forma descontínua e nucleada.

      Um dos temas mais imposto neste capítulo é o do valor da terra na urbanização, que coloca ela como valor de troca e a implicação na intercambilialidade, fazendo dela uma espécie de mercadoria. A clara colocação do espaço como valor de mercadoria e derivada de um processo que teve um custo para produção, e a alta oferta e demanda de espaço, mostra esse processo financeiro de valorização de terra. Contudo o valor do espaço vem pela força produtiva proveniente da aglomeração, dessa forma, o espaço urbano é produzido pelo trabalho social, logo esse trabalho produz um valor que irá  beneficiar alguns pontos da cidade. O produto desse trabalho reflete na infraestrutura de alguns pontos da cidade, e conseqüentemente na super valorização desses pontos, assim a localização apresenta como um valor de uso de terra.

      O autor deixa claro que a direção que as classes tomam são resultados um uma série de fatores e que estes fatores tem valores diferenciados dependendo de sua localização, diz que estes tem valores diferentes porque produzem rendas diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com