TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço geográfico e organização humana

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

1. Neste tópico de estudos você entendeu um pouco sobre as características do Sistema Internacional contemporâneo. Assim, faça uma análise da atual situação desse sistema e tente colocar o Brasil nele. Em que situação estaria o país?

R: O sistema tanto nacional quanto internacional depende do crescimento interno, que implica na competitividade de mercado, de trabalho, de bens, e que leva ao crescimento econômico, gerando lucros, e riquezas, sustentando assim o Estado. Pela análise não só histórica como social a integração era necessária para comercializar os bens, para sobrevivência de industrias e empresas, em busca de investimentos para seus negócios, em buscar de tecnologia, mão de obra qualificada, matéria prima, e outros que no estado ou país em questão não havia, e que era necessário para os interesses comercias e políticos. Começando assim a existir as estruturas em megablocos, que seria uma harmonização de interesses dentro do mercado aberto no mundo, trazendo uma fusão internacional de capital, mais interligado com a economia, os governos, o capital e a necessidade.

Exemplo que podemos citar no Brasil, a crise econômica que infelizmente assola nosso país, com a desvalorização da moeda real e a supervalorização do dólar. A falta de investimento e negócios com nosso pais, a saída de muitas multinacionais dos estados de produção industrial, o fechamento de fabricas e industrias.

O brasil por seus problemas internos e governamentais, a má política, sem o apoio da população gera uma crise não só interna, mas também externa levando o sistema internacional a não investir, e se recusar a manter empresas e investimentos. Outro exemplo poderíamos citar a Petrobras, uma empresa brasileira que ganhou mercado internacional com o comércio do petróleo. Ganhou o mercado internacional pelos interesses de outros países na necessidade de insumos para a produção e a comercialização de bens levando um crescimento interno.

2. Durante os estudos deste tópico, você pôde verificar um pouco da história da ONU. Explique por que, apesar de ela ter alcançado o objetivo de não termos uma terceira guerra mundial, a ONU pode ser vista como incapaz de manter a segurança no Sistema Internacional contemporâneo.

R: A criação da ONU teve como escopo a solução conflitos internos e externos, promovendo a resolver os problemas de caráter econômico, social, cultural, humanitário e respeitando os direitos humanos, conflitos estes que derivaram de problemas econômicos, no qual, muitas das vezes países pobres e em desenvolvimento no polo desse conflito, como a África e Ásia. No atual Sistema Internacional estamos vivenciando uma séria de conflitos internos aos Estados, golpes e guerras civis que em muitos casos são financiados por grande potencias mundiais e em alguns caso a ONU se torna incapaz de conseguir a segurança e foi o caso do genocídio que ocorreu em Ruanda, milhares de pessoas morreram se nenhuma ação de ONU que resultasse na diminuição de mortes.

Todavia, o que ocorre atualmente é a deslegitimação a ONU e ao Conselho de Segurança por países como EUA e aliados, enfraquecendo a sua atuação e promovendo ainda mais a proliferação de guerras étnicas e civis por conta desse fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com