TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado de Alagoas

Por:   •  10/6/2015  •  Seminário  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Sua Capital é Maceió, seus limites geográficos são Pernambuco (Norte e Noroeste); Sergipe (Sul); Bahia (Sudoeste); e o oceano Atlântico (Leste). É formado por 102 municípios. Sua área corresponde a 27.749,343 km². A população total é de 3.120.494 habitantes, sendo a densidade demográfica de 112,3 habitantes por quilômetro quadrado. Seu clima é tropical (costa) e semiárido (interior). Seu relevo é de planície litorânea, planalto (norte) e depressão (centro). Sua Vegetação é composta por mangues litorâneos, floresta tropical, e caatinga. Suas praias principais são praia de Pajuçara, Praia dos Sete Coqueiros, Ipioca, Ponta Verde, Pontal da Barra, e praia de Cruz das Almas. Seu ponto mais alto é a Serra Santa Cruz (844 metros). As Cidades mais populosas são Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Rio Largo. Seus principais recursos naturais são o petróleo, gás natural e sal-gema. Seus principais rios são Ipanema, Paraíba do Meio e São Francisco.

A agropecuária é um componente essencial para a economia estadual. Alagoas é o quinto maior produtor nacional de cana-de-açúcar. Outros cultivos são o arroz, feijão, mandioca, milho, banana, abacaxi, coco-da-baía, laranja, algodão e fumo. Ele também possui rebanhos bovinos, equinos, caprinos e ovinos. O setor industrial, que responde a 24,5% da economia, atua nos seguimentos: alimentício, açúcar, álcool, têxtil, químico, cloro químico, cimento, mineração, produção de petróleo e gás natural. O turismo é o principal componente, além de ser a atividade que mais cresce no estado. Os principais produtos de exportação são açúcar, álcool etílico, e cloreto de etileno. As importações são: adubos e fertilizantes, trigo, plástico, borracha e minério de molibdênio.

A cultura de alagoas é baseada na culinária, no folclore e na tradição do artesanato e bordado. As peças são confeccionadas em palha, cerâmica, madeira, couro, casca de coco, e fibra de bananeira. A várias especialidades encontradas na culinaria, onde os destaques são os frutos do mar, vários tipos de carnes, doces e sucos de frutas tropicais. O prato típico é o Sururu de Capote. Outros pratos regionais são a carne-de-sol com fava e feijão verde, picanhas grelhadas, pernis, bistecas, e carnes de avestruz e de búfalo.

O folclore tem suas raízes com origem nos três elementos colonizadores do povo brasileiro: o negro, o branco e o índio. As manifestações folclóricas acontecem durante todo o ano, de acordo com o período festivo. As mais importantes manifestações são a Quadrilha, o Coco de Roda e a Banda de Pífano, os violeiros e repentistas. Em União dos Palmares comemoram-se a Festa do Milho, e o Dia Nacional da Consciência Negra. Outra festa popular de destaque é a Peja (marcação do gado). Entre as danças típicas destacam-se o Bate-Coxa e o Coco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com