TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio no Ensino Médio

Por:   •  20/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.785 Palavras (16 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

SUMÁRIO

  1. ESTUDO DE ARTIGO...................................................................................
  2. ANÁLISE DO TEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO MÉDIO................................................................
  3. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA ...........................
  4. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE .........................................
  5. OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE GEOGRAFIA...........................................
  1. Diário de observação 1..........................................................................
  2. Diário de observação 2..........................................................................
  3. Diário de observação 3..........................................................................
  1. ELABORAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE...................................................
  2. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE PARA O PROFESSOR REGENTE.......................................................................................................
  3. REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA).......................................................
  4. ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE AÇÃO SOCIAL...................................
  5. ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O USO DA TIC NO ENSINO DA GEOGRAFIA..................................................................................................
  6. APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS............................................................
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................
  8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................

  ANEXOS............................................................................................................

  1.  ESTUDO DE ARTIGO

O aluno deve inserir neste espaço o texto produzido a partir dos materiais indicados na atividade 2 do Manual de Estágio. O texto deve ter, no mínimo, 1 lauda e, no máximo, 3 laudas.

  1. ANÁLISE DO TEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO MÉDIO.

Os objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas propõe que os alunos desenvolvam a capacidade de estabelecer diálogos entre indivíduos, grupos sociais e cidadãos de diversas nacionalidades, saberes e culturas distintas, elemento essencial para a aceitação da diferença e a adoção de uma conduta ética em sociedade. Define habilidades relativas ao domínio de conceitos e metodologias próprias dessa área. As operações de identificação, seleção, organização, análise, interpretação e compreensão de um dado objeto de conhecimento são procedimentos responsáveis pela construção e desconstrução dos significados do que foi selecionado, organizado e conceituado por um determinado sujeito ou grupo social.

As competências são de analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, posicionar criticamente e levar em consideração todos os pontos de vista.

Estudar a formação de territórios e fronteiras, em vários tempos, compreendendo a relação de poder dos Estados e Países.

Entender a relação de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessa relações.

Combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, respeitando os direitos humanos.

Participar de debates público com criticidade, respeitando todas as opiniões e diferenças, e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania com responsabilidade.

Quanto as habilidades, o aluno precisa ser capaz de analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a desigualdade socioeconômica.

Identificar diversas formas de violência, suas causas, significados e usos políticos, sociais e culturais, avaliando e propondo mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Analisar os princípios da declaração dos direitos humanos, recorrendo a noções de justiça, igualdade e fraternidade.

3.ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A Escola Estadual Professora Maria Cristina de Souza Lobo, com endereço, Rua Angra dos Reis, 130, bairro Jardim Nova Europa, cidade de Hortolândia/SP, tem como missão promover a educação de qualidade, onde todos os alunos tenham a capacidade de entender o mundo através da capacidade leitora e escritora, melhorando a sua aprendizagem e permanência no âmbito escolar, visando a sua participação integral em um espaço democrático e justo.

A Escola tem um compromisso constante com desenvolvimento e o pensamento crítico de seus alunos.

Há uma grande e acentuada taxa de evasão e retenção escolar, devido à grande rotação da comunidade escolar que migra muito, devido ao fato de terem parentes no presídio Ataliba Nogueira.

Nessa escola há dois turnos com um total de 530 alunos, sendo 219 alunos do Ensino Médio no período matutino, e 311 alunos do Ensino Fundamental Anos finais no período vespertino.

As formas de tratamento e ações disciplinares são à princípio o aluno é chamado para uma conversa e orientado. Não resolvendo a advertência verbal, ele é retirado da sala de aula ou da atividade em curso e encaminhando a diretoria para orientação e uma comunicação escrita dirigida aos pais e responsáveis. Em alguns casos a suspensão temporária de participação em visitas ou demais programas extracurriculares. Pode também uma suspensão de 5 dias letivos, ou até uma transferência compulsória para outro estabelecimento escolar. As medidas disciplinares devendo ser aplicadas ao aluno em função da gravidade da falta, idade do aluno, grau de maturidade e histórico disciplinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (900 Kb)   docx (764.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com