TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Final Mineralogia

Por:   •  24/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 9

A unidade fundamental das estruturas dos silicatos são o tetraedro de sílica, os silicatos são classificados com base na polimerização entre silício e oxigênio, isso faz com que esses elementos sejam tão comuns nos silicatos porque eles são a base dos minerais formadores de rochas.

Os tipos de ligação são: A coesão no interior do tetraedro é garantida por forças interatômicas de natureza eletrostática, entre os íons Si4+ e O2- adjacentes (ligação iônica). Já a coesão entre tetraedros se dá pela ação de ligações covalentes. Dessas interações, resulta que as ligações Si-O têm caráter misto, sendo 40% iônica e 60% covalente.

A polimerização nos silicatos ocorre, pois, as ligações Si-O são bastante fortes 50% iônicas e 50% covalentes, isso faz com que um átomo de O fica compartilhado por dois tetraedros diferentes, dando lugar ao fenômeno de polimerização, cujas características determinam o tipo de silicato a ser formado.

Questão 14 respondida no papel

Questão 8

A solução sólida entre ortoclásio e albita é limitada enquanto a solução sólida entre forsterita e faialita é completa. Quais são as fórmulas químicas, a que subclasses e grupos pertencem e quais são os fatores determinantes, em relação aos elementos que compõem esses minerais, para explicar estas soluções sólidas?

A solução sólida entre ortoclásio e albita (entre o Na e K), acontece apenas em altas temperaturas, sendo parcial ou ausente em temperaturas baixas. A albita e o ortoclásio devido a formação de solução sólida a altas temperaturas, possuem estrutura mais aberta, mas com o resfriamento dos minerais, ocorre a exsolução, uma vez que a distribuição dos átomos de K e Na a temperaturas elevedas é desordenada e se encontram distribuídas na estrutura cristalina. Com a diminuição da temperatura, ocorre uma "contração da estrutura" e as exigências de tamanho do retículo se tornam mais rígidas e forças internas ordenam os átomos de K e Na.

A solução sólida completa entre a forsteria e faialita é caracterizada pela susbstituição mútua entre Fe e Mg, no caso das olivinas em que a solução é total, é possível a existência de uma olivina rica em ferro, cuja composição é representada pela fórmula Mg2SiO4(forsterita), sendo assim, a faialita e fosterita são consideradaos em termos extremos desta série de solução sólida completa por substituição.

Questão 8

Fórmula Química

Subclasse

Grupos

Ortoclásio

KAlSi3O8

Tectossilicatos

Albita

NaAlSi3O8

Tectossilicatos

Forsterita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com