TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Metodologia Científica

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Federal do Tocantins

Campus de Porto Nacional

Licenciatura em Geografia

Professor: Valdir Aquino Zitzke

Exercícios de Metodologia Científica

Acadêmica: Mayanne Dias Glória
1° Período

Porto Nacional – TO, 07 de Junho de 2021

Teoria do Positivismo

        Por certo o positivismo é uma corrente filosófica que derivou do iluminismo, ela foi projetada pelo filósofo Auguste Comte. Além disso ela era uma doutrina de características filosófica, sociológica e política.

        Para Comte a humanidade começava a passar por uma nova fase, que foi impulsionada pela Revolução Francesa e pela Revolução Industrial, dois grandes acontecimentos que surgiram na Europa em meados ao séculos XVIII e XIX.

        Além disso para Comte o positivismo abrangia os pólos da política e da ciência, também defendia que essa teoria criava uma doutrina para a evolução e progresso da sociedade.

        Ele também criou a lei dos três estados que são, estado teológico que é o estado que o espírito humano busca explicação nos fenômenos sociais e da natureza, o estado metafísico a busca por explicações seria explicadas por meio de forças ocultas e entidades abstratas e por últimos e estado positivo onde as explicações e os pensamentos parte da razão, os acontecimentos depende somente da ação racional.

        No Brasil esta teoria teve influência entre os militares e políticos que esta reunido ao Marechal Manuel Deodoro Fonseca, pois foi o primeiro presidente a constituir uma política baseada no positivismo. E essa teoria esta presente no Brasil nos termos "Ordem e Progresso", que foi expirado no positivismo.

        Em suma o positivismo possuía inspiração no iluminismo francês, foi uma corrente que assegurava a necessidade da ordem e do vigor sociais e políticos para que se pudesse ter um progresso, ela surgiu juntamente com a sociologia. E serviu de inspiração para a Proclamação da República Brasileira. Em síntese ela defende a idéia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro, assim dessa maneira pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.

Teoria do Materialismo Dialético

        O materialismo dialético refere-se a uma teoria filosófica, que definir a dialética para se entender os processos sociais ao decorrer da história, além disso essa teoria faz parte do marxismo socialista que foi criado por Karl Marx e Friedrich Engels.

        Segunda a dialética marxista, não admite sua maneira estática e definitiva e se considera o movimento natural da história.

        Porém podemos ver que essa dialética tem suas primeiras aparições, ainda na Grécia Antiga, onde era vista como uma arte de dialogo e uma arte de conversar, e Sócrates usava este conceito para o desenvolvimento da sua filosofia, Platão também utilizava em seus diálogos.

        Por outro lado, é a dialética de Marx que possibilitava o entendimento da realidade educacional, pois um profissional da educação tem a necessidade de conhecer diversos elementos que envolva a prática educativa, de uma forma mais complexa possível. E sabemos que há necessidade de ter um método, precisamos compreender a educação de forma filosófica e cientificamente.

        O método materialista histórico dialético desenvolvido por Marx é o método de interpretação da realidade, e com esta preocupação Marx deu caráter material e caráter histórico, e foi a partir disso que Marx desenvolveu o Método.

        Em suma, vemos que o método de Karl Marx, tem como objetivo contribuir ao profissional ou educador, fazer ele criar na sua pratica profissional uma leitura mais complexas da realidade, e o grande desafio do método é permitir, que no dia a dia se tenha um pensamento, que tenha movimentos lógicos dialéticos no entendimento da realidade, e dessa forma poder compreende-la e transformá-la.

        

Teoria da Evolução

        A teoria da evolução de Darwin tem base na idéia que os organismos mudam ao decorrer do tempo, e tem dois pilares a ancestralidade comum e a seleção natural, ela foi publicada pela primeira vez em 1859.

        Charles Darwin foi um grande naturalista britânico que teve reconhecimento na sua obra ''A origem das espécies por meio da seleção natural'', publicada em 1859.  Darwin  ele quis mostrar que as espécies evoluem, se modificam ao longo do tempo e que todas os seres vivos podem ter sua descendência rastreada a um ancestral comum. Suas experiências apresentadas dessa obra têm dois pontos principais: a ancestralidade comum e a seleção natural.

        Essa teoria diz que o ambiente, por meio da seleção natural que irá distinguir as características do individuo. E que é um processo em que os organismos mais aptos são selecionados, sobrevivem no meio, reproduzem-se e que vão transmitir suas características aos seus descendentes.

        E para que isso ocorra é necessário alguns fatores tipo variabilidade entre os indivíduos, reprodução diferenciada e hereditariedade. E dessa maneira os organismos que se adaptarem são escolhidos pelo ambiente, e ao longo do tempo a seleção natural, foi elevando o grau de adaptação dos organismos e assim fixando suas características no ambiente.

        Darwin acredita que a seleção natural seria o principal meio em que levaria à transformação das espécies ao passar do tempo. E mesmo que ele conseguisse explicar esse mecanismo de seleção natural, ele não tinha noções sobre a questão das genéticas e, dessa maneira, não tinha como compreender a forma como as características eram passadas de geração a geração.

        Em suma, Charles Darwin apresenta um esclarecimento a respeito da origem e evolução dos seres vivos em formas naturais, sem precisar usar poderes ou forças sobrenaturais. E essa seleção natural foi um grande importante mecanismo de evolução apresentada por Darwin. Onde ela garante que os organismos mais aptos a viver em determinado ambiente sejam selecionados. A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução. Darwin faleceu aos 73 anos, em 1882, e suas contribuições continuam fundamentais em todas essas ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com