TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

            UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Disciplina: Biogeografia

Professora: Heloisa Coe

Aluno (a): Caio Torres

Turma: Geografia – Manhã 2017.1

Ref.: Fichamento nº: 1.

  • Conceitos da Biogeografia

“ Ciência que estuda a origem, expansão, distribuição, associação e evolução dos seres vivos (plantas e animais) na superfície da terra. ” (ROMARIZ, p. 24)

“ Biogeografia é a ciência que se preocupa em documentar e compreender modelos espaciais de biodiversidade. É o estudo da distribuição dos organismos, tanto no passado quanto no presente, e dos padrões de variação ocorridos na Terra, relacionados à quantidade e aos tipos de seres vivos. “ (BROWN; LOMOLINO, p. 3)

“ A Biogeografia é um amplo campo de investigação científica. “ (BROWN; LOMOLINO. P. 4)

“ A Biogeografia é a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos de acordo com as condições climáticas e na dependência das possibilidades de adaptação. “ (MARTINS, p. 9)

“[...] biogeografia é, na maioria das vezes, uma ciência observacional comparativa ao invés de experimental porque normalmente lida com escalas de tempo e espaço nas quais a manipulação experimental é impossível. ” (BROWN; LOMOLINO, p. 9)

“ [...] biogeografia é, na maioria das vezes, uma ciência observacional comparativa ao invés de experimental porque normalmente lida com escalas de tempo e espaço nas quais a manipulação experimental é impossível. “ (BROWN; LOMOLINO, p. 9)

  • Objeto / Questões da Biogeografia

“ Como superfície da Terra devemos entender a parte que constitui a biosfera, ou seja, a área habitável do globo terrestre, formada pela parte inferior da atmosfera e superior da litosfera, aí incluídos os três biociclos: água doce, água salgada e meio terrestre. ” (RAMARIZ, p. 24)

“ Não se pode deixar de fazer referência, também, à Paleobiogeografia, por meio da qual se faz o estudo dos fatos biogeográficos através dos tempos, permitindo-nos conhecer a sua evolução. Para esses ramos da Biogeografia é de grande importância o estudo do pólen, do qual se ocupa a Palinologia. “ (RAMARIZ, p. 25)

  • Subdivisões / Ramos da Biogeografia

“ O estudo da área geográfica das unidades taxonômicas, suas origens e transformações no decorrer dos tempos, constituirá o objetivo da corologia, recebendo esse estudo a designação de Biocorologia. Poderá, esta, referir-se a espécies, gêneros ou comunidades. “ (RAMARIZ, p. 24)

“ Por outro lado, caberá à Biossociologia o estudo das comunidades dos organismos, encarado sob diferentes aspectos: organização, composição taxonômica ou dinâmica. Este ramo é também denominado Biocenologia. “ (RAMARIZ, p. 24)

“ Caberá a Bioecologia ocupar-se com a análise das relações dos organismos e de suas comunidades com o meio ambiente. “ (RAMARIZ, p. 24)

“ Naturalmente, estes dois ramos – Biocenologia e Ecologia – bem mais complexos, são de desenvolvimento mais recente. “ (RAMARIZ, p. 25)

“ A divisão mais geral da Biogeografia, porém, é a que distingue as duas grandes áreas de estudo: a Fitogeografia (plantas) e a Zoogeografia (animais), às quais se aplicam as mesmas sub-divisões indicadas para o conjunto da Biogeografia, ou sejam: corologia, fitocenologia, ecologia. Na prática, porém, o estudo da vegetação é o que predomina. “ (RAMARIZ, p. 25)

“ [...] uma especialização comum é a taxonômica (por exemplo, fitogeógrafos estudam plantas e zoogeógrafos estudam animais [...]. “ (BROWN; LOMOLINO, p.4)

“[...] a biogeografia microbial é muito pouco conhecida e raramente é discutida. Alguns biogeógrafos se especializam em biogeografia histórica e tentam reconstruir a origem, dispersão e extinção de táxons e biotas. Essa abordagem contrasta com a biogeografia ecológica, onde o enfoque é a distribuição atual, levando-se em conta a interação orgânica entre organismos e seus ambientes físicos e bióticos. A paleoecologia está entre esses dois campos, investigando a relação dos organismos em ambientes pretéritos, utilizando dados da composição biótica das comunidades (abundância, distribuição e diversidade de espécies) e condições abióticas (clima, solos, quantidade de água, etc.) inferidas de fósseis preservados em sedimentos antigos, núcleos congelados, pedaços de árvores e outros locais. “ (BROWN; LOMOLINO, p. 4)

“ Quando se estuda somente a distribuição dos vegetais, temos a Fitogeografia ou Geografia Vegetal. Quando se examina a distribuição dos animais, temos a Zoogeografia ou Geografia Animal. Pode-se estudar também a distribuição dos seres vivos nos tempos geológicos anteriores ao Período Atual. “ (MARTINS, p. 10)

  • Importância (interesse do estudo da Biogeografia)

“ Embora constituída por dois grandes ramos, o da fitogeografia e o da zoogeografia, o estudo da primeira, como é bem compreensível será sempre alvo de maior destaque por constituir a vegetação um dos principais elementos das paisagens físicas “ (RAMARIZ, p. 27)

“ Representando o traço de união entre a parte física e a parte humana na ocupação da biosfera, a vegetação de qualquer parte da Terra é o reflexo do clima e da ecologia locais [...]. Algumas plantas, sejam elas ervas, arbustos ou árvores, podem ser tomadas pelos agricultores como indicadoras de um determinado tipo de solo: passarão a constituir padrões de terra boa, de terra fraca, etc. “ (RAMARIZ, p. 27)

“ [...] ao mesmo tempo, ao encontrar uma planta em determinada área, pode-se fazer ideia das condições climática e edáficas desse local. “ (RAMARIZ, p.27)

“ Na parte da zoogeografia pode ser destacada a sua grande contribuição para a medicina, no setor da parasitologia, por exemplo. O conhecimento das áreas de ocorrência de determinados insetos transmissores de doenças é de suma importância para a medicina preventiva. “ (RAMARIZ, p. 27)

“ Inicialmente descritiva, a Biogeografia passou a explicativa, tornando-se poderoso auxiliar para os trabalhos de planejamento. Os problemas de proteção no solo e de combate à erosão, por exemplo, acham-se estreitamente ligados aos estudos da cobertura vegetal. “ (RAMARIZ, p. 27)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com