TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Disciplina: introdução a economia

Professor(a):

Aluno (a)

Turma: 2014.1

ref.: resenha critica do texto de david harvey

       

        A minha critica a respeito do texto, se refere a complexidade e a abordagem a amplos fatos, falarei de alguns trechos que mas me chamou a atenção. Tendo uma base em Harley e Hegel que apontou problemas e soluçoes, que até hoje acontecem e podem ser compreendidos ou até resolvidos através destas ideias.

         No texto pode se encontrar várias ideias, uma delas as de Max e de Hegel, sobre a dinâmica da problemática econômica, da expanção populacional, industrial, dentro da sociedade, as tranformações internas e externas tendo em vista o imperalismo e colonialismo, tendo uma intensa cortrovérsia.

        Segundo o texto o capitalismo cresce em ambientes variados, na adversidade ela se desenvolve no desenvolvimento geográfico desigual.  Além das forças que contribuem para concentração e dispersão geográficas na circulação do capital, a relação entre acumulação de miséria, que andam juntas concentrados no espaço, gerando inegavelmente a luta de classes e o conflito entre facções, muitas vezes territorial, no capitalismo.

       Essas tensões de circulação, concentração, compromissos e intesses locais e globais colocam pressão nas capacidades capitalistas, gerando novas estruturas de organização, destaca a teoria do ''terceiro recorte'' na teoria da formação da crise que reconheça especificamente a qualidade do espaço como estão definidas nas relações capitalistas de produção e troca, tem que integrar a geografia do desenvolvimento desigual na teoria da crise. Todos esses problemas capitalistas podem gerar desvalorização particular, individual e crises regionais, sendo uma dialética interna.

 

Bibliografia:  Harley, David, 1935 - os limites do capital/ David Harley; tradução de magda lopes. [1. ed.] - São paulo: Boitempo, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (178.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com