TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forum IBAS E G20

Pesquisas Acadêmicas: Forum IBAS E G20. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  4.672 Visualizações

Página 1 de 5

G3

INTRODUÇÃO: O Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas) foi estabelecido em 6 de junho

de 2003, mediante a “Declaração de Brasília”. Suas metas principais são aproximar

as posições dos três países em instâncias multilaterais, desenvolverem a cooperação

comercial, científica e cultural no âmbito Sul-Sul e democratizar a tomada de decisão

internacional no âmbito de fóruns e organismos internacionais. Os países do Ibas buscam interesses convergentes, como reformar o Conselho de Segurança das

Nações Unidas e mudar a política de subsídios agrícolas praticada pelos países

desenvolvidos. Em função desses objetivos comuns, defendem uma ordem

internacional multipolar, estruturada com maior atenção aos países em

desenvolvimento.

PESQUISA:

O Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul, comumente abreviado para IBAS, também chamado de G3, é um acordo feito entre Índia, Brasil e África do Sul de caráter político, estratégico e econômico.

Em 6 de junho de 2003, em Brasília, por meio da Declaração de Brasília, iniciou-se o estreitamento das relações entre os países IBAS. Este constituiu um encontro pioneiro de três países com democracias vibrantes, de três regiões do mundo em desenvolvimento e atuantes em escala global, com o objetivo de examinar temas da agenda internacional e de interesse mútuo. Nos últimos anos, notou-se a importância e a necessidade de diálogo entre países e nações em desenvolvimento do Sul. Estes três países representam as maiores democracias em cada continente (ou subcontinente) e que juntos representam uma população de 1,25 bilhões de pessoas.

Para o Brasil, o G3 tem, hoje, mais importância política que comercial, uma vez que o intercâmbio comercial como Índia e África do Sul ainda é relativamente baixo. Contudo, o apoio político destes países pode ser fundamental para que a política externa brasileira alcance objetivos importantes (como a questão dos subsídios agrícolas na Organização Mundial do Comércio e o assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas).

Em 13 de setembro de 2006, foi realizada, em Brasília, a primeira cúpula do IBAS, com a reunião dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, Thabo Mbeki, da África do Sul, e do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh. Eles se comprometeram a estimular o comércio trilateral de seus países, e assinaram vários acordos de cooperação nas áreas de energia e de transporte.

No ano seguinte, a II cúpula IBAS firmou o compromisso de aumentar em pelo menos 50% o comércio trilateral além de debater soluções para os gargalos que dificultam este crescimento, em especial na área de infra-estruturar. Outros temas debatidos no encontro foram os bicombustíveis, energia nuclear e medicamentos genéricos.

CONCLUSÃO:

Os objetivos principais do Fórum do Diálogo IBAS poderiam ser sumariados como segue:

• Promover o diálogo Sul-Sul, a cooperação e posições comuns em assuntos de importância internacional;

• Promover oportunidades de comércio e investimento entre as três regiões das quais os países fazem parte;

• Promover a redução internacional da pobreza e o desenvolvimento social;

• Promover a troca de informação trilateral, melhores práticas internacionais, tecnologias e habilidades, assim como cumprimentar os respectivos esforços de sinergia coletiva;

• Promover a cooperação em diversas áreas, como agricultura, mudança do clima, cultura, defesa, educação, energia, saúde, sociedade de informação, ciência e tecnologia, desenvolvimento social, comércio e investimento, turismo e transporte.O Fórum de Diálogo IBAS promove consultas regulares nos níveis de Oficial Sênior (Pontos Focais), Ministeriais (Comissões Mistas Trilaterais) e Chefes de Estado e/ou Governo (Cúpula), mas facilita também a interação entre acadêmicos, iniciativa privada e outros membros da sociedade civil.

G20

INTRODUÇÃO: O Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Européia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.1Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que,juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão do sistema financeiro e da economia global.

PESQUISA:

O G-20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individuais de qualquer organização.

Com o crescimento da importância do G-20 a partir da reunião de 2008, em Washington, e diante da crise econômica mundial, os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando o G8, constituído pelas sete economias mais industrializadas no mundo e a Rússia

O G-20 foi criado em substituição ao G33 - que, por sua vez, havia substituído o G-22 -, durante a reunião de cúpula do G7 (atual G8), em Colônia, em junho de 1999. Em setembro do mesmo ano, foi estabelecido formalmente, na reunião de ministros de finanças. Sua reunião inaugural ocorreu em 15 e 16 de dezembro, em Berlim.

O novo Grupo dos 20 foi proposto como um novo fórum para cooperação e consulta nas matérias pertinentes ao sistema financeiro internacional. Estuda, revisa e promove a discussão entre os principais países desenvolvidos e os emergentes. É integrado pelos ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais do G7 e de outros 12 países chaves, além do Banco Central Europeu.

Na reunião de 14-15 de novembro de 2008, pela primeira vez, reuniram-se não os ministros de finanças dos países membros do G-20, mas os respectivos chefes de Estado ou de governo, o que representou uma mudança significativa no papel do G-20, que passou a assumir a centralidade como fórum de discussão sobre governança internacional antes ocupada pelo G7(atual G8).

O objetivo principal do G20 é reunir regularmente as mais importantes economias industrializadas e emergentes para discutir questões-chave da economia global 8 e promover políticas compatíveis com o comunicado aprovado pelo G20, na reunião de Berlim, em 2004. 9 10 Este acordo realça uma variedade da política neoliberal, incluindo:

• Eliminação de restrições no movimento de capital internacional;

• Desregularão;

• Condições de mercado de trabalho flexíveis;

• Privatização;

• Garantia de direitos de propriedade intelectual e de outros direitos de propriedade privados;

• Criação de um clima de negócios que favoreça a realização de investimentos estrangeiros diretos;

• Liberalização do comércio global (pela OMC e por acordos bilaterais de comércio).

Em 2006 o tema da reunião do G20 foi "Construindo e Sustentando a Prosperidade". As questões discutidas incluíram reformas domésticas para realizar o "crescimento sustentado", energia e mercados globais de commodities, a 'reforma' do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, e o impacto de mudanças demográficas decorrentes do envelhecimento da população.

Em 2007, na África do Sul, os principais temas propostos foram:

• Evolução econômica global e doméstica;

• Reforma das Instituições de Bretton Woods;

• Elementos fiscais de crescimento e desenvolvimento (espaço fiscal);

• Commodities e estabilidade financeira.11

Conclusão :

Principais objetivos do G20

- Favorecimento de negociações econômicas internacionais;

- Debates sobre políticas globais para promover o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável;

- Discussão de regras comuns para a flexibilização do mercado de trabalho;

- Criação de mecanismos voltados para a desregulamentação econômica;

- Criação de formas para liberação do comércio mundial.

Países membros

- África do Sul

- Alemanha

- Arábia Saudita

- Argentina

- Austrália

- Brasil

- Canadá

- China

- Coréia do Sul

- Estados Unidos

- França

- Índia

- Indonésia

- Itália

- Japão

- México

- Reino Unido

- Rússia

- Turquia

- Países membros da União Européia

Reunião de Cúpula

A última reunião do G20 aconteceu entre os dias 18 e 19 junho de 2012, na cidade de Los Cabos (México). O principal tema do encontro foi a crise econômica na Zona do Euro.

...

Baixar como  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »