TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Geografia

Dissertações: Fundamentos Da Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

2

Introdução:

O Serviço Social na atualidade situa alguns desafios históricos que se apresentam Assistentes Sociais. Pensar o Serviço Social na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar no compromisso com a população, nos limites, nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade. A profissão do Serviço Social, ao longo de sua trajetória, foi se moldando delineada mente, e em cada momento histórico, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Desta forma, obteve conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindas de pesquisas, lutas e persistência. Tendo a oportunidade de conquistar novos espaços ocupacionais, e ao mesmo tempo, se deparando com uma realidade completamente antagônica aos objetivos profissionais. As formações profissionais do Assistente Social precisaram aprender o cenário em que a profissão se efetiva, bem com a realidade social que acerca. Acredita-se que as mudanças políticas, sociais, culturais e ideológicas que vivemos nos tempos atuais; as profundas transformações nos processos de produção da vida social; assim como as relações entre os sujeitos, nos impulsionam a refletir sobre novas demandas e dinâmicas do mundo do trabalho.

A pertinência deste trabalho consiste em construir reflexões e conhecimentos acerca da atuação do Serviço Social no sistema escolar público. Como objetivo, este estudo buscou identificar a aproximação teórica e prática do profissional Assistente Social ao campo educacional, conhecendo e estudando os problemas socioeducativos e as contribuições do Serviço Social no sistema escolar, visando à realidade social da educação, como também a mapeando quanto a estes problemas de forma a garantir aos educando a melhoria das condições de estudo

esclarecer as dimensões do Serviço Social, enfatizando a visão do profissional, sua ação interventiva e as concepções acerca das bases teóricas que norteiam a profissão. E identificar o contexto geral das práticas assistenciais que em seguida, descrevemos o percurso Tendo como base os tópicos principais, perfil pedagógico da ajuda ligado às ações do serviço social, a pedagogia da participação e a pratica do assistente social, um projeto de pedagogia emancipatoria e o serviço social, o que é prática educativa e o que não pode ser considerado como prática educativa, as principais características do perfil pedagógico da ajuda, qual a importância do processo de ajuda para o serviço social, em que consiste a ação do assistente social de acordo com o pensamento gramsciano?. E por ultimo, como a arte pode contribuir para o desenvolvimento das ações realizadas pelo assistente social. E finalmente discorremos sobre o percurso metodológico, mostrando o referencial teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com