TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DA HISTORIA E GEOGRAFIA

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 3

Tema:Fotografia e o ensino da história

Passo 1: Leitura do texto "O uso de imagens e fotografia como documentos"- Capítulo 4 pags 81 à 84

OK

1° texto: Resumo do texto do PT "O uso de imagens e fotografias"

Resumo do texto: "O uso de imagens e fotografia como documentos"

O texto aborda a questão de imagens e fotos, consideradas documentos, e auxiliadoras nos processos de ensino e aprendizagem.

Com finalidade didática, imagens previamente selecionadas, relacionadas ao texto facilitam a compreensão de um conceito ou conteúdo, podendo ser usada como ponto de partida para introdução de um assunto em sala de aula, permitindo levantar os conhecimentos prévios do alunato.

Como sugestão de aula, o texto apresenta que devemos permitir a análise e o questionamento dos alunos; situar todos os elementos da cena; conduzir as reflexões para a turma não dispersar e elencar as informações levantadas para registro da atividade.

Ao fazer a leitura de uma imagem, seja ela fotografia ou gravura, pode-se fazer uso da linguagem cartográfica como a localização geográfica dos fenômenos, destacando os elementos e elencá-los e/ou legendá-los.

Objetiva-se com a leitura de imagens de um mesmo lugar ou período, analisar as mudanças e consequências delas para a população local.

O texto exemplifica com uma atividade em sala de aula com a turma dividida em grupos para analisar imagens em sete passos, sendo o primeiro,

analisar as imagens e elaborar a linguagem cartográfica: descrever as imagens; copiar seus contornos em papel transparente; descrever a paisagem se é cultivada ou não, se há construções históricas e observações pertinentes à cena. No segundo passo, elencar possíveis mudanças e semelhanças comparadas com a área de estudo. Etapa três, analisar as consequências das possíveis mudanças quanto à expansão, ocupação, impactos ambientais, organização das vias e os equipamentos urbanos. Na quarta etapa do processo de análise, ocorre a ampliação dos estudos com a disponibilização de mais matérias como mapas, relatos de antigos moradores e outros, associados a um roteiro de questionário para se entrevistar moradores podendo associar à etapa dois. No quinto passo deverá ocorrer contextualização dos alunos que deverão produzir um pequeno texto sobre as análises. No penúltimo passo do trabalho o texto evidencia a importância do professor como mediador da organização das informações apresentadas com os conteúdos estudados que deverão ser, na etapa sete, apresentados em aula expositiva pelos grupos de alunos.

Passo 2: Pesquise e escolha fotos antigas que trazem definição a cultura de uma época (lugares, festividades). Escolher três fotos do mesmo tema ou não.

Todas as imagens disponíveis em: http://cliomococa.blogspot.com.br/2010/07/urbanizacao-de-mococa.html

2° texto: Produção de um texto sobre as fotos, relatando sua utilização como fonte histórica (mínimo 20 linhas, tamanho 12)

Produção textual da análise das fotos escolhidas com o tema:

“Evolução da praça central de um município”

Kossoy (1989, p.15) disse que “o mundo a partir da alvorada do Século XX, se viu, aos poucos, substituído por sua imagem fotográfica. O mundo tornou-se, assim, portátil e ilustrado”. E, essas fotos, retratam bem essa

questão. Imagens que guardam a memória de três épocas distintas de uma mesma praça no centro de uma cidade em construção. A Praça Marechal Deodoro da Fonseca, conhecida como “Praça da Matriz” de Mococa cidade do interior do Estado de São Paulo.

Segundo o texto que resumimos no item um dessa ATPS, na página 82 diz que “O objetivo de uma ou várias imagens de um mesmo lugar em períodos diferentes podem ser analisadas as mudanças que ocorreram e suas consequências para a população”. Embasados nessa afirmação, optamos por escolher as fotos de um mesmo lugar, evidenciando sua evolução. A igreja retratada nas fotos é a Matriz de São Sebastião que foi construída em 1898 tendo como coreto, à sua frente, em estilo hindu rodeado pela população no dia da festa em comemoração ao padroeiro da cidade. E ao lado direito da foto, alguns dos primeiros casarões que permanecem até hoje, sendo todos tombados e considerados patrimônio histórico cultural da humanidade.

Na segunda foto, uma visão em que de acordo com os apontamentos de Kossoy (2001, p.42), “...toda fotografia tem sua origem a partir do desejo de um indivíduo que se viu motivado a congelar em imagem um aspecto dado do real, em determinado lugar e época”. O fotógrafo perpetuou um momento de evolução no centro urbano, quando foi desfeito o antigo coreto e uma nova modelagem foi dada àquele espaço. No processo de formação da cidade, agora, a imagem mostra mais casarões ladeando a igreja.

Em 1950, a cidade já tinha a praça definitiva com árvores e palmeiras crescidas, e bancos onde as famílias podiam passar momentos agradáveis ouvindo a música tocada pela Filarmônica Mocoquense nas noites de domingo.

Anexamos uma foto da Orquestra para ilustrarmos um pouco mais nosso trabalho com imagens.

http://g1.globo.com/

BORGES (2003, p. 72) diz “...as imagens fotográficas devem ser vistas como documentos que informam sobre a cultura material de um determinado período histórico e de uma determinada cultura, e também como uma forma simbólica que atribui significados às representações e ao imaginário social”.

As imagens retratam e perpetuam momentos históricos, pessoais e comunitários, podendo servir como documentos ao lado de outros registros em outras linguagens, além de ser considerada uma arte contemporânea.

O uso de imagens, hodiernamente, com o advento da internet e suas redes sociais acoplada ao desenvolvimento dos modernos aparelhos celulares, facilitou ainda mais o processo de perpetuação dos momentos vividos e tem se tornado, cada dia mais, um veículo corriqueiro de expressão gráfica do nosso patrimônio pessoal e social.

REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS

BORGES, Maria Eliza Linhares. Tradição e modernidade na mira dos fotógrafos. In: _____. História e fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (577.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com