TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e metodologia de historia e geografia

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

ETAPA 1

Passo 1

Leitura do texto

Passo 2

        O tabloide “Orgulho Guarulhense” tem como principal publico alvo os alunos do ensino fundamental I e II. Tem como objetivo trazer informações e noticias sobre a história e o cotidiano da nossa cidade. O jornal poderá ser confeccionado com noticias trazidas pelos próprios alunos, histórias, fotos, relatos de parentes e vizinhos. A ideia central e fazer um comparativo com o passado e o presente, criar um arquivo histórico que poderá ser utilizado por todos os alunos, e também pelos pais, professores e todos que frequentem o ambiente escolar.


Passo 3

De olho no presente!

        Quantos aqui utilizam o transporte publico para chegar até a escola? Ou para se locomover pela cidade? Mesmo aqueles que utilizam carros, podem perceber como os ônibus estão sempre cheios e os pontos sempre lotados?

        Pois é, nos últimos anos Guarulhos passou por uma reestruturação no transporte publico a criação de terminais, o fim do transporte alternativo (lotação), mudanças de linhas e itinerários. Houve também grande revolta por parte dos usuários do transporte coletivo, as manifestações contra o aumento da passagem chamaram a atenção dos jornais e da TV.

        Guarulhos é uma grande cidade, de acordo com os dados do IBGE tem a 2ª maior população do Estado, e o 2º maior PIB também. Sendo assim, uma cidade desse porte necessita de muitas outras mudanças no funcionamento do transporte coletivo. Até o momento não temos um trem ou metro, contamos somente com uma rodoviária de onde saem poucos ônibus se comparar com as rodoviárias das cidades vizinhas. A população sofre com a demora, a superlotação, o mal estado dos pontos de ônibus.

        O Transporte publico tem uma importância vital para o crescimento de uma cidade, ele atrai interesse de empresas e moradores, investimentos e ajuda na mobilidade da população.

        Da próxima vez que caminhar pelas ruas da cidade imagine como seria se o transporte fosse mais eficaz, como poderíamos sair mais, e chegar em lugares mais distantes em menos tempo. E principalmente quais os benefícios dessa melhoria.


O centenário da Estação Guarulhos

        Quem passa pela praça IV Centenário pode avistar         o prédio onde um dia funcionou a Estação de Trem de Guarulhos. Inaugurada em 1915, essa estação fazia parte do famoso Tramway da Cantareira. Apesar de não ser tão grande como atualmente, Guarulhos já tinha uma importância para a capital do Estado. A estação Guarulhos foi construída inicialmente com o objetivo de transportar materiais e maquinários para a construção da represa no cabuçu.

        Quando notaram que Guarulhos tinha um potencial de crescimento foram criadas mais estações, antes de chegar no centro da cidade o trem passaria pelas estações Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopouva e Vila Augusta. Entre 1944 e 1945 houve a criação do ramal Cumbica, criado para auxiliar na construção da base aérea, depois ficou restrita somente a trens militares.

        Muitas foram as vantagens que essas estações trouxeram para a cidade, como a construção do Hospital Padre Bento, com a ligação mais ágil com a capital varias pessoas se interessaram pela cidade, tanto como refugio para passeios, treinamentos militares, houve também a implantação de algumas fabricas.

        Apesar de todos estes benefícios trazidos pela linha o ramal de Guarulhos duraria apenas 5 décadas. Não havia grande investimento na linha, e foi deixando saudade nos seus usuários que no dia 31 de maio de 1965 o ramal Guarulhos foi desativado.

        Tudo isso é uma grande ironia, pois se naquela época, o potencial dessa linha tivesse sido explorado e valorizado hoje, talvez nossa cidade vivenciasse uma realidade totalmente diferente com relação ao transporte publico.

Prédio da antiga estação Guarulhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com