TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA FLUXO MIGRATORIO

Por:   •  4/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 10

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 3]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E A DISTANCIA - CEAD

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA

PLENA EM GEOGRAFIA/ EAD

DISCIPLINA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

COORDENADOR(A): PROFa. ESP. CLAUDENE CHAVES DE OLIVEIRA

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS: Estudo realizado com os alunos dos cursos de Licenciatura Plena em Química e Licenciatura Plena em Física do polo de Piracuruca- PI

Daniel Bruno Ferreira Cerqueira

Elissantos de Sousa Fontinele

Francisco Antonio Ananias

Lucas da Silva Santos

Lucilene Maria Rodrigues da Silva

Rannyele Luis Alves de Carvalho

Wagner Rocha da Costa

Piracuruca - PI

PESQUISA DE CAMPO: Movimentos Migratórios para o pólo de Piracuruca - PI

Relatório técnico realizado como requisito para a obtenção de nota parcial na disciplina Geografia da população do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Federal do Piauí.

Professora Esp. Claudene Chaves de Oliveira

Piracuruca – PI

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 04

2.1 OBJETIVO GERAL ............................................................................................ 05

2.1.1 Objetivos Específicos ..................................................................................  05

2.2 METODOLOGIA ...............................................................................................  06

2.3 RESULTADOS ..................................................................................................  07

3 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES ............................................................... 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................  15

1 INTRODUÇÃO

        Os movimentos migratórios é um dos fenômenos mais relevantes dentro da geografia, seja na perspectiva histórica quanto no meio contemporâneo, as migrações têm despertado estudos tanto a partir de interesses locais, nacionais, quanto internacionais. Pois consiste no deslocamento de pessoas de um determinado lugar para outro, esse tipo de deslocamento é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre teve a necessidade de desbravar novos espaços.

         Os motivos que levam a tais deslocamentos são diversos e a apresentam consequências tanto positivas e quanto negativas, dependendo das condições e dos diferentes contextos socioeconômicos, culturais e ambientais em que o homem esteja inserido.

Um olhar individual sobre este tema serve primeiramente para se ter uma visão parcial deste. No entanto devemos acrescentar ao nosso olhar individual, fundamentos sólidos vivenciados por autores que já possuem um amplo conhecimento com a ciência geográfica, ou mesmo com outras ciências que venham trazer base para a pesquisa científica. Propondo dessa forma não somente uma visão unilateral e dissociada da linha de pesquisa, e sim uma visão conjunta, obtendo assim um apoio teórico que a pesquisa propõe. O tema “Movimentos Migratórios para o pólo de Piracuruca – PI” é de suma importância para geografia, economia, outras ciências e principalmente para a Universidade Federal di Piauí, pois assim irá ter um conhecimento detalhado sobre o seu corpo discente, sua realidade, suas dificuldades, entre outros pontos que a pesquisa for pertinente a ela.

A disciplina Geografia da População vem ganhando muito espaço no que se diz respeito a questão de população, pois ela é impulsionada pelos avanços na Demografia e o seu consequente alcance de status cientifico, passou a ocupar um importante lugar nas políticas governamentais.

Portanto, evidenciar o importante papel que as analises populacionais neste relatório podem assumir e mais especificamente, destacar este campo dentro da Geografia.

2 DESENVOLVIMENTO

        

Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Esses fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos e naturais. Nesse relatório fizemos nossa pesquisa de campo para sabermos a questão dos alunos da UFPI polo Piracuruca, sobre o lugar de origem e destino, instrução, sexo, renda, etc; um levantamento de dados, de forma mais simplificada saber seu perfil demográfico.

O presente estudo foi realizado com alunos dos cursos de Licenciatura Plena em Física e Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal do Piauí, na modalidade EAD. Modalidade esta que vem crescendo muito dentro do universo educacional, pois ela vem em uma crescente procura principalmente pela falta de tempo da maioria dos brasileiros, devido a diversos motivos (incompatibilidade de horários, falta de disponibilidade ou até falta de oportunidade de ensino). Pois o aluno é sempre desafiado a pesquisar e compreender o conteúdo de forma a participar da disciplina, para que3 assim possa realmente assimilar e não apenas decorar.

O Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, normatiza o ensino a distância e define em seu artigo 1º que:

Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos

A educação a distancia é uma alternativa indispensável para os avanços das soluções educacionais que visa democratizar o acesso ao ensino, elevar o padrão de qualidade do processo educativo e incentivar o aprendizado ao longo da vida. Nesse processo de ensino-aprendizagem é suma importância também dos profissionais envolvidos no planejamento desses cursos e a importância de se definir todas as etapas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (449.8 Kb)   docx (272.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com