TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMOGRAFIA, FLUXOS MIGRATÓRIOS E O MARKETING

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

DEMOGRAFIA, FLUXOS MIGRATÓRIOS E O MARKETING

O objetivo desta palestra, segundo o professor Marcelo Mello, é contribuir para melhorar a performance dos gestores administrativos, financeiros e da área de marketing. Nessa palestra o professor faz uma análise dos problemas financeiros do Brasil e explica como o país deve lidar com esses fluxos migratórios. Para entender de forma mais ampla, o professor explica o que é demografia que, nada mais é que, o estudo da dinâmica da população humana e o seu objetivo é estudar as dimensões, estatística, estrutura e distribuição populacional. O professor cita também que é de grande importância entender que a análise demográfica centra-se nas características de uma sociedade ou grupo específico definido por critérios como: educação, nacionalidade, religião e pertença étnica.

Explica também que o fluxo migratório é uma referencia genérica ao movimento de entrada e saída das pessoas e um ser migrante é todo aquele que saiu de seu lugar de moradia por um período mais ou menos longo de tempo. Mas, afinal por que ocorrem as migrações no Brasil e o que isso tem a ver com o fator econômico? O professor explica que, a migração interna no Brasil acontece principalmente por motivos econômicos e desastres ecológicos. Ele ressalta também que é necessário que o profissional da área de marketing faça toda uma análise populacional (migração, emigração) para ver se o seu produto terá boas aceitações naquele meio (níveis de consumo, clientes). De que adianta um profissional na área de marketing lançar um produto que não condiz (financeiramente) com um ambiente que tem um PIB baixo, ou seja, um local em que o índice de desemprego é alto e que pouquíssimas pessoas possui um poder aquisitivo para adquirir tal produto.

O professor deixa bem claro que, antes de tudo, é preciso analisar o ambiente que o produto será lançado para não encontrar problemas nas vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com