TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOMORFOLOGIA

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

A Importancia do Estudo do Meio

A importância do Estudo do Meio sobre o olhar da Disciplina ; Espaço, natureza e Sociedade

INTRODUÇÃO

O  Estudo do meio e uma pratica que exercita a construção do conhecimento  para além dos livros didáticos, portando sendo uma metodologia de ensino.

O objetivo de Estudo do Meio é de levar O aluno ao local que ele somente conhece através dos livros.

Segundo NIDELCOFF (1991) existem três objetivos quando se pensa em Estudo do Meio:

. aprender e notar e analisar a realidade

. promover nos alunos uma atitude de curiosidade e critica diante da realidade que vive

.dar inicio ao estudo de geografia, isto é, captar a inter-relação do aluno com o meio, portando sua própria experiência.

Quando falamos na Importancia do Ensino doMeio, estamos falando no Meio que o aluno vive e podemos começar nossos estudo, no percurso realizado diariamente pelos alunos.

Vamos incentivar o alunos que comecem a prestar e analisar o caminho percorrido de sua casa até a escola, vamos aguçar sua curiosidade.

CONCLUSAO;

O Estudo do meio vem sendo estudado, vem sendo estudado por autores do Meio, isso demonstra a sua importância, para os envolvidos nessa pratica.

PANNUTI.M.R.V.( 1981 – p. 50 ), descreve sobre o Estudo do Meio.diz que ‘’ O  ESTUDO DO MEIO LEVA SEMPRE A UMA DESCOBERTA QUE FAZ QUE O EDUCANDO SE CONHEÇA E APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A REALIDADE DE CIRCUNDANTE’’

A Disciplian: ESPAÇO, NATUREZA E SOCIEDADE, vem a facilitar muito o estudo o estudo sobre o MEIO.

( FOTO DE UMA NATUREZA, E NÃO ESQUECE DE COLOCAR A FONTE )

Durante o trajeto de ida e volta para o colégio, o aluno incentivado pelo professor deverá começar a observa a paisagem e descrever se essa mesma paisagem esta sofrendo ou sofreu modificação, esta modificação sempre e feita pelas mãos do homem.

Com um olhar mais critico pode perceber as mudanças corridas no meio em que vive, e também começa a observa que essas transformações, ocorre mais na s áreas urbanas do que nas áreas rurais, já que nas grandes cidades a natureza e totalmente modificada, dando lugar as grandes metrópoles.

Assim podemos analisar o MEIO com um pouco mais de criticidade, de modo entender que devemos  conhecer o meio em que vivemos.

E o aluno fazendo este trajeto, começa a entender a diferença do meio que ele vive do meio que ele apenas conhecia através do livros e  sabe a IMPORTANCIA DO ENSIMO DO MEIO   como uma disciplina escolar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir das reflexões aqui descritas, defende-se a implementação de um conteúdo especifico para estudar A IMPORTANCIA DO ENSINO DO MEIO., pois ela e uma conteúdo que não se deve, ser realizado isoladamente e se esgotar a si mesmo, pois somente adquirem real significado, quando associados a realidade humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com