TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Perguntas obrigatórias para o dossiê

Ensaio: Geografia Perguntas obrigatórias para o dossiê. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Ensaio  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

R. Industrialização; Globalização; Rios, mares, bacias, nascentes; Paisagens natural e artificial; Meio ambiente e o homem; Estudos geográficos do espaço da terra; Planaltos, planícies, depressões, O subdesenvolvimento dos países;

Clima e tipos de vegetação dominante em cada clima; Política do mundo e Brasil;

A economia, indicadores de gastos e lucros em cada país;

E muito mais. Geografia faz parte de nossas vidas e de tudo o que nos cerca. São conhecimentos elaborados sobre o espaço em que vivemos. Esses assuntos são:

As roupas que escolhemos foram produzidas em lugares próximos ou distantes, com materiais dos mais variados. O pão que comemos de manha, é feito de trigo, um cereal bastante cultivado em nossa região. A industrialização como o combustível que é transportado pelo caminhão da Petrobrás , uma empresa brasileira que abastece os carros da formula 1 da Willians. Orientação e cidade ao sair de casa para ir para escola alguma direção tem que seguir. E no caminho encontramos pessoas em ônibus, carros, a pé de diversas cidades com o objetivo de estar no mesmo lugar que nós, na escola. O movimento de rotação da Terra, enquanto você encontra-se na parte iluminada do Planeta, outros da sua idade estão dormindo, jantando. O consumo de água e que é um bem natural, mas esta se esgotando, ao tomar nosso banho, escovar nossos dentes com grande consumo, não damos conta que a água doce é de 2.5% o resto é salgada, por isso esta se esgotando. Direções norte, sul, leste, oeste onde observamos qual a direção que o sol nasce. Diante da correria não percebemos que giramos junto com a Terra a uma velocidade de 30km por segundo.

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

R. Para um aprendizado mais prazeroso, primeiramente o professor deve perceber o quanto a Geografia faz parte de nossas vidas, assim pode direcionar para as crianças. Direcionando na busca de metodologias que propiciem o entendimento dessa realidade, de ver além das aparências de treinar o olhar e ver a essência. Algumas estratégias para a aula de Geografia, são filmes, atividades de colorir os livros didáticos, os mapas, as maquetes, desenhos que propicia ao educando o processo de descoberta do espaço onde esta inserido e produz a reflexão e construção de conhecimento geográfico, ao desenvolver atividades é possível tornar a aula mais dinâmica e prazerosa, oferecendo aos alunos diversas formas para o entendimento do assunto trabalhado.

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

R. É importante pois possibilita o entendimento de sua paisagem geográfica, situando-o no seu espaço de relações sociais, culturais e econômicas, para depois ampliar para outros espaços. Atividades pedagógicas a ser desenvolvidas nas crianças para ter noções importantes para o entendimento e leitura de mapas, da realidade que o cerca, treinando o seu olhar, assim elas vão se familiarizando com conceitos em cima, embaixo, à esquerda, à direita, na frente, atrás. O lugar de nascimento pode ser alvo de muitos conteúdos, como o levantamento da quantidade de pessoas que saíram para estudar fora ou para trabalhar fora. Ou mesmo em uma rua fazer um levantamento sobre as idades das pessoas naquela determinada rua e montar uma tabela e gráficos.

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.

R. Zona rural é a região de um município que não integra a zona urbana ou o espaço considerado como urbano. É utilizada em atividades voltadas para as agropecuárias ou agroindustriais, podendo ainda ser de extrativismo, silvicultura, e conservação ambiental como as reservas florestais, demarcação de terras indígenas ou ainda áreas destinadas ao turismo rural, práticas de ecoturismo, entre outras aplicações. Propriedades em zona rurais assumem o nome de fazenda, sítio ou chácara. As construções de casas nessas propriedades geralmente não estão sujeitas às regulamentações de construções como ocorre na zona urbana. As medidas de propriedades rurais são feitas em alqueire ou hectare.

A Zona urbana ou cidade como conhecemos é definida pelo espaço do município destinado à construção devidamente regulamentada de moradias, indústrias, espaços públicos de lazer, vias de tráfegos de pedestres, veículos, entre outros. Considera-se zona urbana quando a existência de pelo menos dois dos itens abaixo for aplicável: meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais; abastecimento de água; sistema de esgotos sanitários; rede de iluminação pública, com ou sem poste amento para distribuição domiciliar; escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de três quilômetros do local considerado. As propriedades urbanas assumem o nome de lote ou terreno, podendo também serem chamadas de chácaras. As construções na zona urbana precisam estar de acordo com a legislação municipal que regulamenta as construções.

Uma melhoria na zona rural poderia ser de escolas próximas, pois o índice de pessoas que moram na zona rural é menor do que os que moram na zona urbana, pois há dificuldade de locomoção, e geralmente as escolas são longes. Na zona urbana uma melhoria seria

Com informações de http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_urbana e http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_urbana

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

R. Segundo Paul Vidal de La Blache, definia como objeto da Geografia como relação entre homem e natureza, na perspectiva da paisagem. Das ideias de Ratzel surgiu a escola determinista, para a qual o meio determinava o homem. Essa geografia tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando leis gerais, numa postura neutra, sem envolver as relações sociais no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com