TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Regional 1

Casos: Geografia Regional 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais as consequências do imperialismo para o continente africano na atualidade?

Foi através das grandes navegações, que ocorreram entre os séculos XV e XVI que o continente africano passa de fato a ser conhecido, mas em especial algumas cidades que eram utilizadas para que os europeus pudessem comercializar os seus produtos. Também mediante a colonização americana, passa-se a procurar por mão-de-obra mais barata, a partir desse momento começa então a ser feito o tráfico de escravos, essa questão chamou muito atenção dos europeus nesta época.

A partir do século XIX, o litoral africano passa a ser mais conhecida e os europeus começam a ocupar mais essas regiões. No entanto, com a expansão da Revolução Industrial, a necessidade de matérias-primas era cada vez maior e muitos exploradores identificaram, no interior do continente africano, imensas jazidas minerais e recursos energéticos, como o carvão e, posteriormente, o petróleo.

Os europeus começam a ver o continente como uma propriedade sua e passam a querer ter total domínio sobre essas terras, e querem a passar a introduzir a sua cultura, independentemente se os africanos já possuíam a sua própria cultura. Houve grande resistência por parte dos africanos e aqueles que se colocavam contra a ocupação num todo dos europeus e não resistiam eram mortos.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, começa o período em que as colônias africanas começam a planejar a sua independência dos europeus, tendo em vista que muitos países europeus precisariam de se recuperar economicamente. Mas só a partir dos anos 50, que a independência de fato aconteceu porem os países de colônias portuguesas só tiveram êxito em sua liberdade nos anos 70.

Porem a partir deste momento, começa a aparecer os reflexos negativos de sua liberdade, os países africanos passam a ser dependentes da economia europeia e também passa a surgir diversos problemas sociais. Começa então as guerras internas originadas por disputas religiosas e politicas, gerando assim conflitos armados, mortes de crianças, a população passa a ser sofrer com a fome e doenças de diversos tipos.

Toda essa situação passa a mostrar nos dias de hoje, como o continente encontra-se em um estado avançado de pobreza, misérias, economia atrasada. Um verdadeiro cenário de atraso mundial.

Hoje o continente africano passa a ser rota de trabalhos escravos e imigrações ilegais. Outro dado importante, quando se analisa o número de pessoas que não vivem em seu país de origem, número este que ultrapassa o número de 20 milhões de pessoas. Estas pessoas acabam indo em busca de oportunidades de trabalho em outros continentes ou somente para poderem fugir de lugares onde existem os conflitos civis armados.

2) Quais as relações estabelecidas com a criação de fronteiras artificiais, a pobreza, os conflitos civis e as migrações externas?

Todas essas situações citadas acima mostram que isso tudo ainda é originado pelo imperialismo do século 20 e determina a vida e a morte de milhares de africanos todos os anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com