TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Regional

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância Graduação: Geografia (Licenciatura)

Polo de São Gabriel do Oeste – MS

Disciplina: Geografia Regional
Prof. Mara Aline Ribeiro

Acadêmica: Claudia Cesarino

  1. A importância da região? 

O texto refere região como um elemento físico e social, e o que define de fato de um país para o outro, caracterizando-se uma política própria tendo uma particularidade geográfica; étnicas, histórica, econômicas e ecológica, entre outras, sendo que cada região tem um estatuto, ou seja, sua própria constituição. 

A região é uma construção individual que está inserida na consciência coletiva, muitas vezes e considerada como pare de uma totalidade marcada pela desigualdade e analisada pela divisão territorial. (Marxista). 

 

2- Como você entende a globalização? 

Globalização e o processo de interação e integração entre as pessoas, empresa e governo de diferentes nações. Ocorre pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercado e feito pelo meio da interligação econômica, social, política e cultural, o mais beneficiado pela globalização são os países ricos que expande suas empresas transnacionais em busca de novos mercados consumidores. 

 

 

3- Em qual momento da história surgiu a globalização como e posta hoje? 

Foi no início do século XVI, com a expansão marítima-comercial Europeia que o sistema capitalista inicia sua expansão pelo mundo. A globalização está em constante evolução e transformação, dessa forma a integração mundial e cada vez maior. Um dos avanços para chegar a globalização da atualidade se dá ao sistema de comunicação e do sistema de transporte que está cada vez mais evoluído interligando um país ao outro fazendo com que tudo se pareça tão próximo.

Outro importante aspecto é a expansão das empresas multinacionais (transnacionais), que expandem suas atividades comerciais em busca de maior mercado consumidor, com processo de expansão dessas empresas globais e suas indústrias ouve um avanço da industrialização e urbanização em diversos países subdesenvolvidos e emergentes incluído o Brasil.

Outro aspecto que contribuiu para o avanço da globalização atual foi a a formação dos acordos regionais ou dos blocos econômicos que permitiu a troca entre diferentes país e pôr fim a expansão e consolidação do sistema capitalista.

+V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (172.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com