TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Regional

Artigo: Geografia Regional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Regionalização

Corrente do pensamento geográfico relacionada Método ou metodologia

Diferenciação de área

Está ligada a noção tradicional de paisagem geográfica e de síntese regional, base na descrição denominada método regional. O conceito de regionalização nesta abordagem consiste em subdividir um espaço maior em subespaços, ou seja, regiões complexas, com alta coesão dos elementos que a definem.

Classificação Essa abordagem conceitual se desenvolve com o movimento das técnicas quantitativas e as teorias de postura neopositivista difundidos a partir da década de 1960. A região pode ser conceituada como classe de área e o espaço é visto como uma totalidade, e as hierarquias regionais são consideradas escala em que se verifica mudança na acurácia da classificação. Sob o ponto de vista ao método de investigação, essa é uma abordagem analítico-formal.

Instrumento de ação Nesse período, o planejamento regional destaca-se; enquanto as estratégias para a política de desenvolvimento econômico e os estudos geográficos foram estimuladas pela ideologia desenvolvimentista. O espaço total não é considerado como unidade, qualquer espaço, independentemente de sua escala e de sua organização política institucional, precisava ser dividida em subespaços ou regiões, que por sua vez, seriam submetidos a estratégias de desenvolvimento.

Processo Corrente geográfica denominada radical ou critica. As regiões passam a ser consideradas unidades em diferentes níveis de desenvolvimento ou modernização, que relacionam entre si, dentro de uma organicidade global.

Formação social ou espaço vivido Corrente humanista da geografia (geografia da percepção). A regionalização e a análise regional a partir de critérios externos ao cotidiano e cultura da sociedade são descartadas, e considera que, para compreender a região, é preciso vivenciá-la. Portanto, a regionalização deve se basear em descrições detalhadas, obtidas mediante em um contato direto e prolongado com a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com