TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia da escola de comunicação

Resenha: Geografia da escola de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

A Geografia vem a ser presente na vida das pessoas de uma maneira bem ampla, a partir de uma localização, coordenada, questões políticas entre outras. Será tratado aqui alguns meios de comunicação da Geografia Escolar. A Geografia começa a ser apresentada para alunos a partir de diversos detalhes como desenhos, imagens e outros. Um dos fundamentais elementos da Geografia são os mapas ajudam o aluno a esclarecer diversas duvidas sobre o mundo em que vive, trazendo dimensões espaciais para a vida dos mesmos. As imagens cartográficas e as figuras ajudará o aluno se colocar melhor perante a estas posições geográficas, que o cercam a todo instante.

É necessário ressaltar que, para que o aluno tenha o entendimento de Geografia ele tenha domínio da leitura do espaço, começando assim entender o meio em que vive e a ter uma ampliação do todo que esta inserido, por meio de observações em sala de aula, sendo o professor o principal intermediador para a construção desse conhecimento.

Este trabalho tem por principal objetivo expor a importância de se estudar a inserção de representações gráficas e da cartografia no ensino fundamental, quando os alunos estão a aprender a se localizar espacialmente, partindo de seu local de vivência e expandindo para questões mais abrangentes e se encontrar junto à Geografia, achando esta mais interessante para o aprendizado, uma vez que estudará sua própria cidade, seu bairro, o mundo em que vive de forma dinâmica e prática. Pontuschka, 2010, afirma que:

Na Geografia, as representações gráficas e cartográficas são extremamente importantes na ampliação de conhecimento espaciais tanto do cotidiano dos estudantes como de lugares distantes, sobretudo na atualidade, com o processo de globalização em curso. Assim, gráficos e cartogramas devem interagir com os textos, complementando-os ou até mesmo servindo para a organização pedagógica de suas aulas. Não se pode estudar Geografia sem essas linguagens.

A Geografia está presente em todas as partes e junto a ela tem-se a Cartografia que é a base e início de todo um aprendizado geográfico, pois tudo começa com o estudo de mapas e o conhecimento dos mesmos. A Geografia quando presente no ensino e aprendizagem oferece aos alunos o conhecimento de conceitos que se associados com outros relacionados desenvolverá competências para Geografia, dando ao aluno a capacidade de desenvolver conceitos básicos e elaborados sobre espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com