TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Geografia nas Escolas Públicas

Por:   •  23/10/2018  •  Resenha  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

1 OBJETIVO

Demonstrar a importância dos projetos de iniciação à docência e suas contribuições para o Ensino na Geografia nas Escolas Públicas e o papel das Oficinas pedagógicas no Ensino de Geografia na (Re)construção do conhecimento geográfico Escolar.

2 METODOLOGIA

Para a elaboração desse resumo foi realizado uma pesquisa exploratória e explicativa, onde buscou compreender a importância dos projetos de iniciação à docência e suas contribuições para o Ensino da Geografia nas Escolas Públicas. Fora realizado também uma coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica utilizando por base dois artigos científicos no qual tratam do assunto deste artigo.

3 RESULTADOS ALCANÇADOS

A iniciação à docência é uma etapa fundamental como aprendizado para se tornar um professor, na qual este deverá ter qualidades que vão além de ensinar, mas também contribuir para formar pessoas qualificadas, sejam como bons cidadãos, bons profissionais no mercado de trabalho, ou simplesmente sujeitos de conhecimento. Dessa forma, as práticas escolares devem propor reais aprendizados tanto para os professores como para os alunos, despertando o interesse contínuo pelo aprendizado.

Para que o aprendizado consiga despertar sensações positivas, e principalmente desperte o interesse dos alunos, são necessárias que sejam desenvolvidas/ ou adequadas as atividades em sala de aula. Podem ser inclusas atividades mais dinâmicas, que exijam a participação de equipes em sala de aula, jogos ou gincanas, apresentações em sala de aula ou em campo, entre outras. A ideia principal é estimular o aprendizado de forma saudável e que não seja repetitiva ou cansativa para o aluno ou para o professor.

Dentre as atividades de ensino mais utilizadas, destacam-se as oficinas pedagógicas, como ferramenta importante para construir conhecimento e reforçar a importância da responsabilidade, onde cada aluno torna-se responsável na execução de uma tarefa coletiva, no qual o conjunto de todas as tarefas e ações de cada aluno terá um resultado significativo para todos. Nesse sentido, mostra-se a importância de propor atividades que chamem a atenção do aluno, os cativem de maneira que todo aprendizado será relevante para a sua vida, por meio das práticas escolares e cotidianas.

Nesse entendimento surge o PIDIB, como um programa criado para dar apoio a formação docente dentro do ensino básico, integrando esses professores de forma iniciada a vivência escolar e as práticas em projetos que elevam a qualidade na formação inicial desses professores. Tornando-os mais aptos a novas prerrogativas de ensino, melhor desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas e uma percepção maior sob as necessidades de aprendizado dos alunos.

Busca-se desenvolver e trabalhar o PIDIB junto aos docentes e futuros docentes de Geografia desde a iniciação escolar no Ensino Básico, pois diferente de outras matérias dentro da grade curricular escolar apresentada, o conteúdo de Geografia, pode tornar-se muitas das vezes extremamente cansativo, apresentando diversos dados e estatísticas, além de conceitos, sobre a superfície terrestre, a distribuição espacial e geográfica de fenômenos e a relação entre o homem e a natureza. É importante fazer o aluno perceber a importância da Geografia na sua totalidade e de outras ciências para a vida de todos os indivíduos, no qual o professor deverá apresentar aos alunos teorias e práticas para a transmissão do conhecimento, de maneira que possam ser aplicadas no cotidiano dos alunos, para que estes percebam a sua importância.

Inserir o graduando de Geografia nesse ambiente escolar, o aproxima da realidade do que é ser professor de Geografia, no qual ele irá já passar por essa experiência antes mesmo de se formar, percebendo as situações cotidianas do docente, e a necessidade de adaptar práticas eficientes de aprendizado, percebendo assim o sentido de sua formação. Essas práticas devem acompanhar as transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas nas quais trazem consigo novas prerrogativas e novas necessidades de transmitir o conhecimento de forma que o aluno realmente aprenderá, além do docente usar essas mudanças/ transformações ao seu favor, como por meio do uso de computadores, ferramentas de pesquisa, televisão e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com