TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geomorfologia: Uma Atualização de Bases e Conceitos

Por:   •  29/3/2016  •  Resenha  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  2.305 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS

CURSO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA

ACADEMICO: MAURICIO CESCON

Resumo:

Geomorfologia: Uma Atualização de Bases e Conceitos.

Capítulo 01: Ciência Geomorfológica

O relevo é o objeto de estudo da Geomorfologia. A Geomorfologia pode ser vista como uma ciência autônoma, pois existe um objeto bem definido e com conteúdo a ser explicado.

A partir das observações do homem, foi possível estabelecer relações entre as formas de relevo e os seus processos geradores. Essa relação é fácil de ser identificada quando vemos fenômenos causadores de grandes impactos.

Podemos considerar, também, que os processos responsáveis de transformar o relevo, também como objeto de estudo. Esses processos têm suas origens em forças endógenas e exógenas.

As várias formas de relevo são constantemente trabalhadas por processos erosivos. Esses processos, ao longo de grandes períodos de tempo, promovem a erosão das áreas elevadas e a deposição nas áreas mais baixas.

As formas de relevo possuem um comportamento dinâmico, estando sujeitas a ajustes ao longo do tempo, conforme o resultado das ações dos processos atuantes.

O contexto filosófico e religioso, vigente durante as primeiras épocas da história, influiu na forma como os fatos eram observados pelo homem. No Renascimento, foram resgatadas as obras gregas e romanas, porém pouco foi acrescentado à Geomorfologia.

Um importante nome a ser lembrado pela geomorfologia é William Morris Davis, que idealizou um ciclo geográfico, constituindo o primeiro conjunto de concepções que podia explicar a gênese das formas de relevo existentes na Terra.

A partir da segunda metade do século 20 novas perspectivas surgiram para a Geomorfologia. O desenvolvimento científico possibilitou a utilização de novos meios para trabalhos de campo e laboratórios.

Ao longo do tempo novas concepções passaram a ser formuladas ao serem absorvidos pelos estudos do relevo conceitos oriundos da teoria geral dos sistemas. As noções de sistema e de equilíbrio visto em diferentes escalas passaram a fazer parte da fundamentação de uma nova teoria: o equilíbrio dinâmico.

As maiores contribuições para o conhecimento Geomorfológico no Brasil são do século XIX através pesquisadores naturalistas e especialistas. A grande maioria era composta por estrangeiros ilustres e outros por viajantes que percorriam o mundo fazendo pesquisas.

Do inicio deste século até a década de 40, o conhecimento geomorfológico no país vinculou-se, principalmente, às primeiras gerações de geólogos brasileiros.

Do final dos anos 60 ao início dos anos 70, abriram-se novos cenários para a Geomorfologia brasileira. Começam a ser incorporados os conceitos oriundos da Teoria Geral de Sistema, e com eles, a aplicação das idéias relativas ao equilíbrio dinâmico. O elaborador e divulgador de vários trabalhos nessa linha foi Antônio Christofoletti.

No que se refere às imagens orbitais de satélite, sua utilização iniciou-se com a criação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O início e a expansão de muitos programas de pós-graduação, em Geografia e em Geologia, que, aliados a um maior intercâmbio com os principais centros mundiais, favoreceram a rápida aquisição de novas concepções e de novas tecnologias que despontam no nível internacional.

3.2. Atuais Rumos da Geomorfologia

Em linhas gerais, a Geomorfologia brasileira acompanha de perto os rumos teóricos e os caminhos de aplicação que estão sendo trilhados nos mais expressivos centros do exterior. Entretanto ocorrem defasagens decorrentes da dificuldade de acesso rápido às novas tecnologias e da falta de infra-estruturas satisfatórias, no que se refere à existência e funcionamento de estações de recolhimento sistemático de dados ambientais. Em contra partida, apresenta especificidades que lhe conferem características próprias e permitem valores que lhe qualificam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com