TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geomorfologia de Goiânia

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS

DOCENTE: ANA CRISTINA DA SILVA

DISCENTE: LUANA EMANUELLA SILVA TIARINI

ROTEIRO DE ESTUDO DIRIGIDO II TEXTOS 8, 9

 Texto 8 

  1ª) Quais são as grandes etapas evolutivas da Geografia, no Brasil?  

Do século XVI ao inicio do Século XX, Pereira focaliza o problema que vai promover uma visão panorâmica seguida de uma encorajada apreciação analítica, examinando as expedições exploradoras do inicio da colonização, e o resultado conteúdo das expressões cartográficas seiscentistas, a época das grandes medidas no inicio dos levantamentos sistemáticos e grandes empenho de informações sobre os confins do Brasil, e aquelas demarcadoras dos tratados entre potencias ibéricas: 1750 (Madrid) e 1777 (Santo Ildefonso); detém na apreciação do cunho geográfico dos relatos e diários de viagens produzidos pelos sertanistas e demarcadores do século XVII, culminando nos resultados da VIAGEM FILOSOFICA de Alexandre Rodrigues Ferreira.

A segunda etapa evolutiva, 1949 – 1956 dedicada ao século XIX, onde detém na contribuição dos naturalistas europeus, momento complementar desse período de alvorecer da geografia no Brasil, constitui o imediato pós guerra e como tal, o país e mundo apresentam sensíveis mudanças, as mais variadas, mas, sobretudo nos modelo políticos, na economia e no jogo mundial. A terceira etapa é dedicada á fase pré contemporânea, aquela referente á virada dos séculos XIX ao século XX e por ultimo, trata exatamente do momento inicial da implantação da Geografia Cientifica.

2ª) O que caracteriza o “alvorecer da geografia científica”, segundo Monteiro? 

Segundo Monteiro: O alvorecer da Geografia Cientista foi a partir do Congresso Internacional de Geografia da UGI, em Lisboa 1948. Na retomada desse evento quadrienal, interrompido durante a Segunda Guerra Mundial, pela primeira vez compareceu aquele evento internacional uma delegação brasileira, apresentando comunicações, numa espécie de batismo internacional de geografia produzida no Brasil.

3ª) Como e em quais momentos a geografia se afirma como ciência, segundo Monteiro? 

Monteiro vai dizer: Considerando que os vetores básicos utilizados na proposta tem sua origem superposta de 1934 a 1937, ficando claro que a Geografia como ciência implanta se no Brasil ao iniciar se a terceira década do século XX. Mas seria injusto ignorar os acontecimentos – por vezes marcantes – ocasionados nas duas primeiras décadas. Assim teremos a vantagem de, além de completar apreciação do século XX, registrar acontecimentos importantes que demonstram que o advento da Geografia Cientista no Brasil ocorreu no momento em que já havia um embasamento favorável á aquele acontecimento.

4ª) Qual foi o papel da AGB na constituição da Geografia? 

A AGB ao fundar-se, demostraria pelo apelo e chamamento os grandes cientistas de áreas afins, uma abertura que tem sido uma das características mais positivas nas comunidades geográficas brasileiras. Nascida em São Paulo (ainda hoje sede nacional da associação) com o crescimento do numero de geógrafos licenciados na universidade, técnicos e professores do ensino médio, fortaleceu a associação, e as assembleias tornam-se rotina regularizadas e com um desempenho da maior relevância para a difusão da Geografia no Território Nacional. Um aspecto da maior relevância repousa no inicio da intensa atividade da AGB, realizando uma verdadeira cruzada de divulgação cientifica e difusão profissional da Geografia. Estruturada numa composição de membros em duas ordens de qualificação: os sócios efetivos, eleito com uma certa titulação universitária e sobretudo produção de trabalho geográficos, e os sócios colaboradores os interessados na Geografia e em ciências.

5ª) Qual foi o papel do IBGE na constituição da Geografia?  

 No terceiro aniversario do Governo Kubitscheck, o IBGE lança o Atlas do Brasil. Planeja se e elabora se a Geografia Regional do Brasil em 5 volumes cuja edição será iniciada em 1963. Como suporte á politica municipalista de Kubitschek, o IBGE inicia o lançamento de Enciclopédia Brasileira de Municípios obra megatérmica em vários volumes com farta ilustração fotográfica e cartográfica.

Ainda no governo de Jânio Quadros, ocorreram alguns fatos de importante relevância para o registro. No IBGE, o crescente interesse pelos estudos urbanos o Conselho Nacional de Geografia ao contratar como consultor técnico o geografo Frances Michel Rochefort (1961) que desde sua tese de (1957) (Methode d'Etudes des Reseaux) difundia as contribuições econômicos de polarização e hierarquização urbanas nos estudos das redes, que foi fundamental para a geografia no Brasil.

6ª) Apresente 2 acontecimentos históricos que afetaram a evolução da Geografia, no Brasil. 

O primeiro momento estava mergulhando nos acontecimentos mundiais sem que houvesse o necessário distanciamento e aparência para um atilamento mais determinado. Assim é que, aqui, ao tratar o presente panorama, Monteiro restringe aquela etapa a seu primeiro momento (1056-1958). Já que, a partir de 1968. Entrar-nos-íamos na profunda crise histórica que abalaria o mundo.

Em 1968 o acontecimento de repressão no regime militar com edição do Ato Intelectual n°5, e em exatamente meados de 1973, começaram a aparecer os estímulos á manutenção das taxas de lucratividade, anunciando um ato de acumulação e o ápice a descida decadência desse período. Outro período e a oposição as revoluções cuja postura ideológica vinha de um pensamento marxista. Assim deu-se a repressão do governo militar que agiu em uma serie de conflitos.

7ª) O que mudou no “mundo universitário” com a entrada no “Pós-Moderno (1973-1984)?  

Em 1997 foram acentuadas as alterações nas relações de produção o modo de reprodução ampliada do capital. Para Augustos para Monteiro (2002) a velocidade das mudanças resultava na perda de noção do objeto da geografia que explicasse o mundo.

A concepção concreta de paisagens transmutava na abstração do espaço. Novas tendências desafiavam a geografia. Nas universidades a tendência do "tradicional" e do "revolucionário" se mesclavam aos programas computacionais eletrônicos que chegavam ao país.

8ª) Qual foi o papel da AGB nesse período?

A AGB operacionalizou as reuniões. As assembleias foram substituídas por eventos, rotulados encontros, fazendo com que houvesse participantes.

A AGB ao fundar-se, demonstraria pelo apelo e chamamento os grandes cientistas de áreas afins, uma abertura que tem sido uma das características mais positivas nas comunidades geográficas brasileiras. Nascida em São Paulo (ainda hoje sede nacional da associação) com o crescimento do numero de geógrafos licenciados na universidade, técnicos e professores do ensino médio, fortaleceu a associação, e as assembleias tornam-se rotina regularizadas e com o desempenho da maior relevância para a difusão da Geografia no Território Nacional. Um aspecto da maior relevância repousa no inicio da intensa atividade da AGB, realizando uma verdadeira cruzada de divulgação cientifica e difusão profissional da Geografia. Estruturada numa composição de membros em duas ordens de qualificação: os sócios efetivos, eleito com uma certa titulação universitária e sobretudo produção de trabalhos geográficos, e os sócios colaboradores os interessados na Geografia e em Ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com