TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolítica

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O abismo crescente entre as nações desenvolvidas e o mundo subdesenvolvido é uma das consequências mais plausíveis do processo de globalização em curso. Ele provoca a exclusão de grande parte dos habitantes do planeta ao acesso a bens e a novas tecnologias produzidas, e pode ser atestado pelo crescente número de conflitos em diversas regiões do planeta e no crescente fluxo de imigrantes ilegais das áreas mais pobres em direção às nações ricas do Hemisfério Norte.

Para o autor a globalização é um processo assimétrico, isto é, desigual, pois aprofunda o abismo entre as nações desenvolvidas e as subdesenvolvidas. Este abismo provoca a exclusão de grande parte dos habitantes do planeta ao acesso a bens e a novas tecnologias produzidas, e pode ser atestado pelo aumento do fluxo de imigrantes ilegais das áreas mais pobres em direção às nações ricas do Hemisfério Norte.

  1. As novas redes de comunicação baseadas principalmente na telemática (junção das telecomunicações e da informática), permitiram o surgimento dos fluxos crescentes de informações em tempo real dentro do chamado sistema on-line, o que nos permite dizer que estamos inseridos dentro de uma aldeia global, onde, através das novas mídias, milhões de indivíduos acabam tendo acesso às mesmas informações ao mesmo tempo.
  2. Ratzel foi o grande precursor das teorias do estudo sistemático da dimensãogeográfica da política a partir da publicação de suas obras.
  3.  As expansões territoriais eram feitas para os países encontrarem seus povos.

A Geopolítica se expandiu no período de guerras devido a necessidade dos militares em tornar seu Estado mais forte, para isso eram realizadas muitas explorações com objetivo de aumentar seus povos e expandir seus territórios (fronteiras), onde formavam alianças com interesses políticos. Portanto a Geopolítica Classica foi se expandindo graças ao uso dessas caracteristicas da política internacional pelos militares que nada se preocupavam com um conhecimento da dimensão espacial da política.

  1. A questão 3 está errada porque mistura geopolítica e geografia política.
  2. -
  3. -
  4. A Russia não participou do eixo, e sim a Itália

https://www.trabalhosgratuitos.com/cadastre.html?clk=continue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com